O Monsenhor José Mário Scalon Angonese, atualmente pároco da Paróquia da Ressurreição e reitor do Seminário Maior de Santa Maria (RS), foi nomeado nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, pelo Papa Bento XVI como novo bispo auxiliar de Curitiba (PR).

A Nunciatura Apostólica comunicou a nomeação lembrando que o Santo Padre atendeu ao pedido do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, de poder contar com um colaborador, e acrescentou que a notícia foi publicada no jornal “L’Osservatore Romano” desta quarta-feira, ao meio dia, no horário de Roma.

Monsenhor José deve ser ordenado bispo auxiliar de Curitiba na cidade de Santa Maria – RS no final de abril, e apresentado oficialmente à Arquidiocese de Curitiba, por Dom Moacyr Vitti, no início de maio.Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Arquidiocese, o monsenhor disse estar muito feliz com a notícia.

“O convite pelo núncio apostólico, que ocorreu no final de janeiro deste ano, foi uma grande surpresa para mim, pois num país que possui mais de 20 mil sacerdotes, você ser convidado à missão de bispo traz grande satisfação”.

O novo bispo é gaúcho de Unistalda. Monsenhor José Mário recebeu formação institucional em Filosofia e Teologia em Viamão (RS) e se especializou em Psicopedagogia. Foi incardinado na Diocese de Santa Maria em 1988 e ordenado sacerdote por Dom Ivo Lorscheiter, em 1989, na também cidade gaúcha de Nova Esperança do Sul.