SMCS

copa sexta

Jogo será às 19 horas na Arena – Foto: SMCS

A preparação de Curitiba para a Copa do Mundo FIFA 2014 resultou numa operação aprovada tanto por torcedores quanto pela Fifa. Tanto a operação na Arena da Baixada quanto os serviços de transporte, saúde e segurança no entorno do estádio funcionaram bem na primeira partida, realizada na última segunda-feira (16), dando segurança para o segundo jogo, que acontece nesta sexta-feira (20).

Um balanço das 12 sedes, feito pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL), apontou Curitiba como a cidade com melhor operação no estádio na primeira rodada da Copa do Mundo FIFA 2014. Uma enquete online, feita pelo portal UOL, já havia colocado a capital paranaense entre as três melhor avaliadas pelos torcedores, após a partida entre Irã e Nigéria, na última segunda-feira (16).

Além do bom funcionamento dos serviços no estádio, as 39 mil pessoas que assistiram ao jogo de abertura da Copa na Arena da Baixada puderam contar com um bem montada operação de transporte e segurança, que possibilitou a chegada dos fãs ao estádio com bastante tranquilidade. ”A cidade é linda e o transporte é fantástico. Além de rápido, nos deixou bem perto do estádio”, disse Chake Guam,nigeriano que vive nos Estados Unidos e na segunda-feira (16) foi do aeroporto, em São José dos Pinhais, até a Arena de ônibus. Ele pegou a linha Aeroporto até o terminal do Boqueirão e depois foi até a Arena usando o Ligeirão Azul.

Aproximadamente 300 guardas municipais atuaram na segunda-feira (16), dia do primeiro jogo. Cerca de 150 guardas atuaram no esquema de segurança do entorno do estádio. Outros 80 guardas, divididos em turnos, atuam diretamente na área da Fan Fest.

A Prefeitura também instalou um posto médico avançado perto da Arena da Baixada, para atender os torcedores. São duas barracas, com toda estrutura e equipamentos, além de três ambulâncias do Samu, para atender os casos de urgência e emergência durante os dias de jogos na capital paranaense.

Transporte

O esquema de transporte público funcionou muito bem, confirmando ser o melhor meio para a chegada ao jogo. Foi o preferido pelos torcedores. A estimativa da Urbs é que cerca de 20 mil pessoas utilizaram ônibus para ir até a Arena.

Para garantir o acesso rápido da torcida, a Prefeitura reforçou o sistema. A programação especial para os dias de jogos em Curitiba prevê, além de desvios de linhas que passam no entorno da Arena, a criação de linhas especiais e reforço de linhas já existentes, num total de 146 viagens por hora, o equivalente a um ônibus a cada 40 segundos.

A operação especial do transporte coletivo na segunda-feira (16), dia de jogo da Copa do Mundo em Curitiba, apresentou bons resultados. No final do jogo, por exemplo, os ônibus deram conta de transportar milhares de usuários em menos de meia hora. Para garantir agilidade da operação, a Urbs liberou as catracas das estações Oswaldo Cruz e Coronel Dulcídio, onde passam os ônibus da linha Santa Cândida/Capão Raso.

Ao longo do dia, milhares de torcedores se deslocaram até o estádio usando ônibus, principalmente das linhas que passam nas canaletas da Sete de Setembro, República Argentina e Marechal Floriano, o que inclui o Ligeirão Boqueirão que, nos dias de jogos também para na estação Getúlio Vargas.

Outra medida adotada no meio da tarde foi a ampliação da frota do Circular Copa, linha gratuita que acabou operando com oito ônibus híbridos, o dobro do previsto inicialmente. A entrada de mais ônibus em operação ocorreu em questão de minutos, uma vez que vários ônibus, em todo o sistema, estavam a postos para entrar nas linhas no momento em que fosse necessário. Os ônibus do Circular Copa tiveram lotação completa quase o tempo todo.
O reforço ocorreu assim que o trânsito começou a ficar congestionado na região central. A linha especial Fan Fest também teve um ônibus extra acionado em poucos minutos, assim que isso se mostrou necessário.

A operação especial do transporte coletivo será repetida na próxima sexta-feira (20).

Confira os locais de parada do Circular Copa que estará novamente em operação na sexta-feira:
Praça Rui Barbosa – em frente à Santa Casa, na rua André de Barros
Marechal Floriano, esquina com Marechal Deodoro
Praça Tiradentes em frente às Lojas Pernambucanas
Visconde de Nácar, próximo à a Rua 24 Horas
Visconde de Guarapuava, pista direita, entre Nunes Machado e Lamenha Lins Silva Jardim esquina com Desembargador Motta, perto do Pequeno Príncipe.

Táxis

Os torcedores que decidirem deixar o carro em casa também podem com o serviço de táxi. Estão disponíveis seis bolsões de táxis no entorno do estádio.

Durante o período de bloqueio de trânsito de veículos da área em torno da Arena, os táxis permanecem em local exclusivo, que fica ao longo da Rua Nunes Machado, no trecho entre as ruas Brasílio Itiberê e Chile. Durante os últimos meses, dois mil taxistas de Curitiba passaram por um treinamento completo para receber estrangeiros durante a Copa do Mundo, por meio do projeto “Taxista Amigo do Turista”, da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.