Por Elizangela Jubanski

O foco das campanhas políticas pode ganhar outro rumo depois da divulgação da primeira pesquisa de intenções de voto do Ibope ao Governo do Paraná. O diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, acredita que a liderança de Beto Richa (PSDB) com 43% das intenções de voto pode deixar a disputa mais contundente.

“Agora, o tom das pancadas deve ser acelerada para cima de Beto Richa. As críticas serão mais contundentes agora porque as pesquisas mostraram que o governador Beto Richa tem possibilidade de vencer no primeiro turno”, diz o consultor.

A pesquisa segue com Roberto Requião (PMDB) em segundo lugar com 26% e Gleisi Hoffmann (PT), com 14%. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV. O candidato Tulio Bandeira (PTC) somou 1%. Bernardo Pilotto (PSOL), Geonisio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) somaram, juntos, 1%. Brancos e nulos somaram 8% e 7% não responderam a pesquisa.

Vantagem

Hildago salienta sobre a vantagem que o atual governador tem na disputa que tenta à reeleição. “Falando de maneira técnica, Beto Richa tem muito mais tempo que os outros candidatos, tem muito mais candidatos a deputado, ou seja, é a força do governo. A presidente Dilma Housseff tem a mesma vantagem, outros governadores têm a mesma vantagem. Quando tiver eleição no município, os prefeitos terão a mesma vantagem. É o sistema político brasileiro”, completa.

Outro destaque da pesquisa comentado pelo consultor foi o desemprenho do candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) no Paraná. “Ele apareceu em terceiro nas pesquisas. Cresceu, e isso mostra que está tendo transferência de votos de Beto para Aécio. Já Dilma está fazendo o dobro de votos de Gleisi e os petistas, não sei por que, tendem a esconder a presidente da campanha. Outro erro que o PT comete no Paraná”, finaliza.

Ibope

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00411/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00411/2014.

Notícias relacionadas

Beto Richa lidera primeira pesquisa Ibope para o Governo do Estado