Da Redação

fura

Declaração de coronel foi dada nesta manhã de sexta em coletiva (Foto: Banda B)

Indo contra o relato quase que diário de motoristas, cobradores e usuários do transporte coletivo, a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), por meio do coronel Pericles de Matos, afirmou em entrevista na manhã desta sexta-feira (6) que apenas um caso de arrastão aconteceu em Curitiba nos últimos anos e que isso não preocupa. Ao ir à coletiva, a reportagem da Banda B esperava justamente informações sobre meios de coibir os arrastões, porém a intenção era falar sobre a ação dos ‘fura catracas’, que usam o transporte sem pagar a tarifa.

Questionado, o coronel Pericles foi enfático. “Só teve um caso (de arrastões). Estou mais preocupado com os ‘fura catracas’, que tem um espectro maior, e a furtos e roubos dentro de terminais. O furto que acontece dentro do ônibus é outro tipo de crime, que é o furto ou roubo. Arrastão tivemos apenas um caso ao longo de anos em Curitiba”, disse o coronel.

Apesar disso, dezenas de casos de arrastões foram divulgados pela Banda B, com checagem junto a empresas, motoristas e testemunhas. Alguns são atendidos pela Guarda Municipal e outros pela PM. Só nesta semana, em um mesmo dia, foram dois relatos da mesma forma de agir: os bandidos dão voz de assalto e passam a sacola, limpando todos os passageiros.

‘Fura catracas’

Com relação a ação dos ‘fura catracas’, em um ano a PM prendeu 65 pessoas. “No momento estamos trabalhando integralmente com a Guarda Municipal para a aplicação do gerenciamento ostensivo, por meio de monitoramento e presença de policiais a paisana. Estamos identificando esses grupos e buscando flagrantes para um indiciamento criminal”, afirmou.

Segundo o Sindicato das Empresas (Setransp), são 3.252 pessoas furando catraca por dia, gerando um prejuízo mensal de R$ 300 mil por mês.

Abaixo, a Banda B relata alguns casos, apenas os dos últimos meses, de arrastões contra ônibus em Curitiba e região metropolitana:

Em 2º arrastão na mesma manhã, bandidos passam sacolinha e fazem limpa nos passageiros

Jovens fazem arrastão no Centro de Curitiba e são presos ainda com objetos das vítimas

Em menos de meia hora, bandidos fazem dois arrastões contra ônibus no Santa Cândida

Passageiros vivem momentos de terror durante arrastão em ônibus lotado

Adolescentes desviam trajeto e sequestram ônibus em Curitiba para assaltar passageiros

Pela segunda noite seguida bandidos rendem passageiros e fazem arrastão em ônibus de Curitiba

Arrastão contra ônibus lotado deixa motorista ferido com facada nas costas em Curitiba

Bandidos fazem arrastão em ônibus e apontam arma até na cabeça de crianças