Da Redação

Foto: Colaboração

Contra a substituição do coordenador do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep), alunos se mobilizaram nesta quarta-feira (15) e realizaram um protesto em frente à instituição, localizada no Cento de Curitiba. De acordo com os estudantes, que chegaram a criar uma petição pública pela internet, o professor Fernando Nascimento é o criador do grupo e chegou a ganhar prêmios internacionais pelas apresentações, o que o torna fundamental para a continuidade do projeto.

Em entrevista à Banda B, um dos integrantes do Dancep disse que, até o momento, nenhuma justificativa concreta chegou até eles, o que causou a indignação de todos eles. “Com o passar do tempo, criamos várias coreografias e realizamos apresentações não só no Paraná, como em Portugal e na Espanha, então temos um grupo muito pronto”, explicou.

A reportagem entrou em contato com a comunicação do Colégio Estadual do Paraná, que disse que o motivo da substituição é por motivos administrativos e foi uma decisão interna. Em nota postada no site da instituição, é informado que Nascimento continuará dando aulas normais e que estará à disposição para prestar apoio no que for necessário. A coordenação do grupo passará para a professora Daniella Nery, que é Mestranda em Educação na UFPR, especialista em Consciência Corporal/ Dança pela Faculdade de Artes do Paraná e licenciada e bacharel em Dança também pela FAP/UNESPAR.

No site Petição Pública, os integrantes do grupo criaram um documento para colher assinaturas online contra a substituição. Ao todo, já são mais de 1,5 mil assinaturas pedindo para que a direção do colégio volte atrás com a decisão.

O Dancep foi criado em 2011 e conta atualmente com aproximadamente 500 integrantes.

Assista ao vídeo do protesto, com manifestação artística do grupo, no player abaixo: