A mudança de preferencial em um cruzamento gerou a mobilização dos moradores do bairro Santa Quitéria, em Curitiba, na manhã deste domingo (21). De acordo com eles, recentemente a mudança na esquina das ruas Reinaldo Pazella e Herbert Neal ocorreu recentemente, o que tem causado uma confusão na região, principalmente pela falta de sinalização.

Antônio Nascimento – Banda B

Segundo um dos líderes do movimento, o cruzamento ficou horrível e que vários acidentes já aconteceram ali. “Nós estamos correndo risco e nos movimentamos antes de algo pior acontecer. Nós pedimos que volte a ser como antes ou que seja feita uma lombada”, disse.

Segundo ele, todo mundo que usa a via, tem reclamação e, recentemente, um carro capotou ao ver outro furando a preferencial. “A gente pede uma providência para que coisas desse tipo não ocorram mais. Meus filhos, por exemplo, eu não tenho coragem de mandar nem comprar pão”, comentou.

A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba que informou que nesse cruzamento existe placa, faixa de retenção e tartarugas. O objetivo da Secretaria de Trânsito (Sentran) de interromper a preferencial da rua Reinaldo Pazello é justamente para evitar que os motoristas abusem da velocidade e que a rua se torne “pista de corrida”.

De acordo com o Código de Trânsito, num cruzamento com uma preferencial o motorista deve zerar a velocidade antes de cruzar a rua. Há um projeto da Sentran para revitalizar a sinalização, reimplantar tartarugas que estão faltando e colocar tachões na aproximação com o cruzamento.