Por Felipe Ribeiro e Danaê Bubalo

Pelo menos 15,2 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva que caiu sobre Curitiba entre a madrugada e a manhã deste sábado (7), segundo balanço parcial da Defesa Civil. Ao todo foram todo 104mm de água apenas neste período, sendo que no ano passado tivemos 116 mm o mês de junho inteiro. O Prefeito de Curitiba decretou estado de alerta na cidade. Todos os servidores que ainda não estão trabalhando diretamente no auxílio das famílias atingidas pela chuva estão sobre aviso para atender a população.

Em entrevista à Banda B, o coordenador geral da Defesa Civil de Curitiba, Osiris Pontoni Klamas, disse que desde a noite de ontem mais de 500 pessoas das equipes da prefeitura estão nas ruas realizando atendimentos à população.  “Desde o ano passado a Prefeitura de Curitiba realiza um plano de contingência, com o apoio de lideres comunitários, para agir nessas situações. Neste momento há uma atenção especial a CIC, já que foi a área mais afetada”, disse.

Segundo o balanço, 8,2 mil pessoas foram afetadas pela chuva só na Cidade Industrial, o que representa aproximadamente 2,5 mil famílias. Na região do Cajuru e Uberaba são aproximadamente 800 pessoas afetadas. No Boqueirão também são 800 e em Santa Felicidade 135.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta para que as pessoas que precisem de atendimento de saúde não procure a Unidade de Atendimento (UPA) 24 horas do CIC, porque devido a uma orientação do Corpo de Bombeiros a luz na região foi desligada para evitar acidentes devido aos alagamentos. Quem necessitar atendimento médico pode procurar as outras unidades de pronto atendimento de Curitiba.

As escolas municipais Otto Bracarense e Joana Raksa estão servindo de abrigo para a população e também não terão aulas.

Confronto

Durante o atendimento da Defesa Civil, alguns vândalos tentaram saquear estabelecimentos comerciais e o Armazém da Família da região. A tropa de choque da Polícia Militar foi acionada e houve confronto entre eles.

confrontoFoto: Danaê Bubalo – Banda B

Notícias Relacionadas:

Idoso não consegue sair de casa morre afogado durante enchente na CIC

Equipes da prefeitura trabalham no atendimento de moradores atingidos pela chuva

Moradores perdem tudo na chuva e fecham Contorno Sul para protestar

Moradores registram estragos por toda a Grande Curitiba; veja galeria de fotos

Chuva provoca alagamentos e estragos em Curitiba; previsão é de mais água