Sob a coordenação da Polícia Militar, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) visitou seis bares e casas noturnas na noite de quinta-feira (07/02) em Curitiba e emitiu 18 autuações administrativas por irregularidades. Dois estabelecimentos foram determinados a paralisar imediatamente o som mecânico, por conta da poluição sonora, mas nenhum foi interditado. Outros três, que seriam fiscalizados, estavam fechados no momento da abordagem.

Os policiais também abordaram 455 pessoas, apreenderam um veículo e emitiram duas multas por infração de trânsito. “Estamos trabalhando intensamente para oferecer segurança para a população”, afirma o major Olavo Vianei Nunes, chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e responsável pela Aifu.

AIFU – A Aifu é uma das ações da Secretaria da Segurança Pública em que participam diversos órgãos para vistoriar estabelecimentos comerciais. Participaram da ação, policiais e bombeiros militares, além de civis, guarda municipais, agentes da prefeitura, a Secretaria de Trânsito (Setran), representação da Secretaria de Trabalho, além de outros órgãos.

Além da fiscalização sanitária e dos laudos de licenciamento (um dos principais focos da Aifu), os policiais também verificam a existência de outras irregularidades, como venda de bebida alcoólica a menores, poluição sonora, presença de foragidos da Justiça, armas e drogas e outros delitos.

RESULTADOS – Em dezembro, a Aifu vistoriou, na capital, 26 estabelecimentos. Foram emitidas 56 autuações administrativas, que incluem irregularidades como falta de higiene, de documentação incorreta, entre outros itens.