Por Denise Mello

agua suja

Água sai da torneira com a cor escura – Foto: Colaboração Banda B

Os moradores de alguns bairros de Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba, estão assustados com a coloração escura da água que sai da torneira em várias casas. Desde ontem (20), a situação tem se repetido em várias residências. “Não sabemos o que fazer. A água parece que está suja e não é só aqui em casa não. Meus vizinhos também estão passando por isso. Ninguém aqui tem coragem de tomar essa água ou fazer comida com ela. Até pra tomar banho a gente não confia”, diz o morador Mario Ribeiro, que tem casa na rua Domingos de Faria.

Outra moradora também procurou a Banda B revoltada. “A gente pago caro a conta no fim do mês e vem essa água preta? Que é isso? Não tem como confiar”, reclamou a dona de casa Jucimara Mendes Silva.

Procurada pela Banda B, a assessoria de imprensa da Sanepar diz que a empresa reconhece o problema, mas garante que a coloração da água não significa que ela esteja imprópria para o consumo. Em nota, a Sanepar informou:

Um novo poço foi implantado em Rio Branco do Sul exatamente para aumentar a capacidade de abastecimento. Este poço entrou em operação há uns dois meses e o sistema de bombeamento acabou sugando pequena quantidade de lodo (lama) que sujou o reservatório. Logo que surgiram as primeiras reclamações na manhã de ontem (20), os técnicos pararam o abastecimento fizeram a limpeza do reservatório e hoje já está normalizado. A Sanepar tranquiliza a população que apenas mudou a coloração, porque a água foi tratada e a qualidade está dentro dos parâmetros exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para consumo. Ainda nesta quarta-feira tudo estará normalizado”, informou a Sanepar.

Falta de água

Em alguns bairros da cidade, moradores também relataram falta de água. Alguns colégios tiveram que suspender as aulas. Sobre essa situação, a Sanepar informou que está mandando uma equipe para avaliar a situação dos colégios e moradores afetados. Independente disso, a Sanepar também está mandando um caminhão-pipa para atender as escolas. A empresa afirmou que o abastecimento deve ser totalmente normalizado até o final da tarde.