Bancários do Banco do Brasil decidiram, em uma assembleia no final da tarde de ontem, que vão paralisar suas atividades em todo o país na próxima terça-feira (30), inclusive em Curitiba e região metropolitana. O objetivo é protestar contra o novo Plano de Funções Gratificadas e de Confiança implementado no início deste ano pela diretoria do banco.

De acordo com o presidente Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, André Machado, esta medida tomada pelo banco trouxe uma série de perdas aos trabalhadores. “Os clientes não sabem deste projeto que existe para baratear o trabalho bancário e tirar os direitos dos trabalhadores. É isto que queremos mostrar”, afirmou Machado.

Entre os projetos está o novo plano de funções, que, de acordo com o sindicato, prejudica os trabalhadores. “Acontece uma redução na jornada de trabalho que é direito adquirido, mas ao mesmo tempo ele sofre uma redução de 16% no salário. Qual trabalhador que quer ter uma redução desta maneira?”, questionou o presidente do sindicado.

Por fim, Machado não descartou novas manifestações. “Na terça-feira iremos parar por 24 horas esperando uma resposta da diretoria do banco. Se isto não acontecer, certamente outras medidas serão tomadas pela categoria”, afirmou.