A importância, o uso racional e a disponibilidade da água para consumo humano e ainda as doenças de veiculação hídrica fazem parte das palestras e orientações que as equipes da Sanepar farão na Região Oeste do Estado, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22).

Na regional de Toledo serão feitas palestras nas escolas. Os gestores ambientais estarão em Guaíra, nesta quinta-feira (21), para falar com os alunos da Escola Municipal Professor João Ambrózio, pela manhã e no período da tarde. Na sexta-feira, o evento será na Casa da Cultura, em Terra Roxa, a partir das 9 horas. Em São Pedro do Iguaçu as comemorações serão na terça-feira (26). As palestras vão atingir cerca de 400 alunos da Escola Municipal Costa e Silva.

Duas ações marcam o Dia Mundial da Água em Cascavel. A primeira é destinada aos empregados da Sanepar. Assuntos históricos, relatos de empregados e a evolução do saneamento em Cascavel desde 1972, quando a Sanepar assumiu o sistema, farão parte das comemorações do Dia Mundial da Água. O evento, que faz parte do cinquentenário da Empresa, marca também o terceiro ano do Ecoprosa, que é uma ação de comunicação e mobilização.

Em dois anos, mais de 1.500 funcionários da Sanepar trocaram ideias sobre temas ligados à sustentabilidade, contribuindo para que o conceito seja internalizado nas práticas cotidianas.

A partir das 10 horas, serão realizadas vistorias técnicas e ambientais no Bairro Floresta, recentemente contemplado com as redes coletoras de esgoto. Aproveitando a visita, os técnicos vão orientar os moradores sobre o uso racional da água e ensinar os passos para a limpeza adequada dos reservatórios domiciliares. O trabalho será feito na Avenida Papagaios até o final da tarde.

A Sanepar também está sendo parceira nas comemorações das escolas municipais, estaduais e particulares, do Núcleo de Encanadores da Associação Comercial e Industrial de Cascavel e de empresas como a Fipal e a Cooperativa Lar, de Matelândia, fornecendo folhetos, cartilhas e cartazes sobre a água.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – A data de 22 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver os problemas relacionados à quantidade, contaminação e desperdícios da água.