O tradicional espetáculo da Paixão de Cristo do grupo Lanteri será realizado este ano no BioParque, no bairro Uberaba, devido às obras na Pedreira Paulo Leminski, palco da encenação desde 1991. A apresentação acontece às 19 horas da sexta-feira (29). O ingresso será a doação de um quilo de alimento não perecível, que será distribuído a instituições assistenciais.

A Urbs vai colocar uma linha especial de ônibus gratuita na Praça Rui Barbosa, fazendo a ligação direta, sem paradas no percurso, com o BioParque. O primeiro ônibus no sentido BioParque sairá às 14h30 – os seguintes sairão conforme a demanda do público. Fiscais da Urbs estarão na Rui Barbosa liberando ônibus a ônibus. O último sairá às 18h30. O retorno dos ônibus para a Praça Rui Barbosa começa às 21 horas.

A Prefeitura orienta a população para que utilize somente os ônibus gratuitos para ir ao BioParque, porque não haverá estacionamento no local. A Setran irá divulgar até quarta-feira (27) as orientações do trânsito e da movimentação dos pedestres na região do BioParque.

A montagem do Lanteri, encenada há 35 anos, envolve mais de 1.200 profissionais e apresenta de forma dinâmica as principais passagens da vida de Jesus Cristo. Entre as cenas retratadas estão o batismo, o sermão da montanha, a cura do cego, a ressurreição de Lázaro, o apedrejamento da mulher adúltera, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a Santa Ceia, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo. Para dar vida às cenas, o grupo espalha som e luz pelos diferentes palcos, além de acrescentar vários efeitos especiais.

Espetáculos nos bairros

Praças e espaços comunitários de vários bairros de Curitiba vão abrigar na Sexta-Feira Santa mais sete espetáculos que revivem a Paixão de Cristo. As encenações acontecem no Bairro Novo, Abranches, Pinheirinho, Xaxim, São Braz e Santa Quitéria. No Pinheirinho, haverá espetáculos em dois locais. Os grupos teatrais foram selecionados por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba e receberam apoio financeiro para as montagens, dentro da proposta de valorizar as tradições populares.

Serviço

Encenações da Paixão de Cristo

Data: 29 de março de 2013 (Sexta-Feira Santa)

Locais e horários:

Uberaba (Bio Parque – Av. Senador Salgado Filho, 7.636) – Às 19 horas, apresentação de “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” pelo Grupo Lanteri. Ingresso: doação de um quilo de alimento não perecível.

Bairro Novo (Rua da Cidadania Bairro Novo – R. Tijucas do Sul, 1.700) – Às 20 horas, espetáculo da Equipe Teatral Arte e Vida. Entrada franca.