O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (26/03) equipamentos para reforçar o atendimento de saúde em 68 municípios paranaenses. Entre os materiais estão 19 conjuntos de aparelhos para estruturação de Unidades de Saúde da Família que estão sendo implantadas no Estado. Também foram entregues 16 aparelhos de raio-x e 200 computadores.

Os conjuntos são compostos de 65 itens, incluindo consultórios odontológicos, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes.

Richa afirmou que os novos equipamentos garantem atendimento de mais qualidade nas unidades dos municípios beneficiados, evitando que as pessoas precisem se deslocar para realizar exames e consultas. “O Paraná hoje é um Estado mais saudável”, disse o governador. “Conseguimos alcançar avanços significativos agindo sem medir esforços”, afirmou.

O governador citou a redução de 21% na mortalidade materna, a ampliação no número de transplantes, o suporte financeiro para hospitais municipais e filantrópicos, com o programa HospSus, e a melhoria da rede de urgência e emergência em várias regiões do Paraná. Ele destacou ainda os investimentos na área de saúde, que atingem 12% do orçamento do Estado, conforme determina a Emenda 29.

Os 19 municípios que receberam os conjuntos para as Unidades de Saúde foram: Anahy, Bituruna, Califórnia, Conselheiro Mairinck, Coronel Vivida, Foz do Jordão, Francisco Alves, Iguati, Itapejara do Oeste, Ivaí, Laranjal, Munhoz de Melo, Pontal do Paraná, Quarto Centenário, Quedas do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, São João do Caiuá, São Miguel do Iguaçu e Tomazina.

Em dezembro, o governador entregou 55 conjuntos de aparelhos para melhorar a atenção básica de saúde nos municípios paranaenses. Até 2014, o governo estadual pretende construir, reformar e ampliar 400 Unidades de Saúde da Família. Já foram entregues 72 novas unidades e outras 56 estão em construção. “Somos parceiros dos municípios”, disse.