Cerca de 300 mil estudantes do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) e do 1º ano do ensino médio fazem nesta terça-feira (16) provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). Eles vão responder 26 questões objetivas da disciplina de matemática e 26 questões de português. Esta é a primeira avaliação do ano e outra está prevista para novembro.

Os estudantes responderão às questões no seu turno de aula. O tempo de aplicação da prova é de três horas. Com os resultados por turma e por aluno, as escolas poderão elaborar estratégias específicas para melhorar a qualidade do ensino.

“Cada escola terá uma excelente radiografia de como está o desempenho dos estudantes na fase de conclusão do ensino fundamental e do médio”, destaca a superintendente de Educação, Eliane Rocha.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná é um diagnóstico aprofundado da situação geral e individual do aprendizado na rede estadual de educação. O sistema também é mais fiel com a aplicação das diretrizes curriculares do Estado. Diferente das avaliações nacionais, o sistema tem o resultado mais rápido e permite elaborar estratégia geral e – até pontual – para solucionar problemas de conteúdo.

Uma das preocupações da secretaria é não criar clima de competição entre as escolas. Cada escola terá uma senha para acessar seu resultado individualmente. “Não queremos competição, mas que cada escola reflita sobre seus resultados para corrigir problemas e avançar”, afirmou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

DISCIPLINAS – Neste ano, a secretaria aumentou o número de aulas de português e de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Com isso, os estudantes do 6º ao 9º ano passaram a ter cinco aulas por semana de cada disciplina. A medida padronizou a matriz curricular para todas as escolas.

Antes de 2013 cada escola definia por conta própria a carga horária das disciplinas. “O processo está em discussão em todo o país para preparar melhor os estudantes que chegam ao ensino médio”, explica Eliane.