A diversidade no universo das escolas é tema de curso para cerca de 30 mil funcionários dos setores administrativos e de serviços gerais da rede estadual de educação. A Secretaria de Estado da Educação está fazendo neste semestre a capacitação para todas as escolas, em todos os 32 Núcleos Regionais.

O curso, que faz parte do programa Formação em Ação, trabalha abordagens acolhedoras, inclusivas e respeitosas nos espaços escolares para evitar situações vexatórias e assegurar o direito à educação pública de qualidade para todos os estudantes, independente da orientação sexual, gênero, social e da origem étnico-racial.

“Os funcionários têm uma importância e uma responsabilidade muito grande pois também são educadores e participam da formação dos alunos”, disse a diretora do Departamento de Diversidade da secretaria, Marli Francisca Perón. Ela lembra ainda que os funcionários têm contato diário e diretor com os estudantes.

No Núcleo Regional de Curitiba as ações começaram nesta semana. Com uma média de 300 funcionários por evento, cerca de 3 mil profissionais participarão das oficinas na capital. “O curso amplia a nossa visão e o nosso modo de pensar. Quanto mais conhecemos, mais podemos combater o preconceito e a discriminação”, disse Roberta de Almeida, funcionária há 13 anos no Colégio Estadual Professora Dirce Celestino do Amaral.

Em Apucarana, as ações também já começaram e cerca de 900 funcionários participarão das 26 oficinas disponíveis. “A diversidade é um tema importante que faz parte do cotidiano das escolas. Todos devem entender as diferenças e saber respeitá-las”, destacou a chefe do Núcleo de Apucarana, Maria Onide Sardinha Maria Onilde.

GESTÃO: Os diretores e pedagogos das escolas também participam do programa Formação em Ação 2013, com temas que envolvem a gestão escolar. Entre os assuntos debatidos estão a importância do planejamento para atingir as metas do Plano de Gestão da escola e a discussão sobre o regimento escolar. O evento é previsto em calendário escolar e, portanto, não afetará carga horária de aulas dos alunos.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br