Da Redação com assessoria

O tradicional Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que acontece anualmente em Antonina, se inicia no próximo sábado (13) e segue até o próximo dia 20. Apesar das inscrições, para esta que é a 23ª edição do evento, terem se encerrado, ainda há vagas em diversas oficinas. Os interessados podem procurar a coordenação geral do Festival nos dias 13 e 14, na Estação Ferroviária de Antonina. Durante oito dias serão mais de 40 oficinas e cursos, 28 espetáculos culturais, como teatro, apresentações de canto e dança.

10.07.13 FESTIVAL DE ANTONINA

Foto: Divulgação

Para adultos, há diversas alternativas de atividades, como as oficinas de percussão, de composição de cena para atores, de palhaço, performance, criação, de encadernação, de MPB, prática de banda sinfônica e marchetaria. Na área de cinema há a oficina de roteiro de curta ficção e na gastronomia, a opção é a oficina sobre cozinha caiçara rural, com o objetivo de preparar cozinheiros sobre os pratos típicos. As atividades serão orientadas por chefes de cozinha do Centro Europeu.

São oferecidas ainda pintura em madeira, modelagem e técnicas de escultura, exercícios físicos para a terceira idade e uma oficina sobre patrimônio cultural, enfocando a importância e os aspectos que caracterizam o patrimônio e os caminhos para a restauração.

Infantil

Grande parte das atividades da semana é voltada para o público infantil que neste mês está em férias. As oficinas infantis, como a de hip hop, capoeira, canto, pintura e teatro, jogos de tabuleiro e robótica são gratuitas. Algumas atividades terão mais de uma turma. As inscrições para as oficinas infantis devem ser feitas apenas em Antonina, no sábado, (13), a partir das 10 horas, na Estação Ferroviária de Antonina e na Escola Estadual Professora Maria Arminda, para a oficina realizada na própria escola.

Há ainda as oficinas de arte-educação, voltadas para professores de primeiro grau, que podem optar por teatro e jogos e brincadeiras infantis. O show de abertura será com a banda de rock Os Mutantes, a partir das 22 horas do sábado (13). Já o de encerramento, próximo sábado (20) 20 será com o cantor Beto Guedes.

A programação completa está disponível na página do 23.º Festival de Inverno da UFPR.