Segurança sem segurança

Falando de Segurança

Cel. Jorge Costa Filho

 

A Segurança Pública e proteção do cidadão, que era para ser uma responsabilidade e dever do Estado, a cada dia que passa está se tornando uma responsabilidade de cada um, e quem pode pagar mais tem um pouco mais de segurança, pois segurança mesmo, ninguém tem.

O Estado não consegue manter a segurança do cidadão. A polícia faz o que pode e o que está ao seu alcance, mas mesmo quando conseguem prender um marginal, nossa legislação propicia que logo estará novamente nas ruas.

A nossa sociedade também não colabora com a segurança, pois não valoriza o trabalho da polícia, muito pelo contrário, o que vemos são verdadeiras campanhas para desacreditar o trabalho policial.

Não podemos negar que no meio policial há problemas e até mesmo corrupção, mas o que poderia ser um problema em pontos isolados está se tronando um problema generalizado.

A Polícia Militar é a que mais sofre, pois, o PM por andar fardado e com uma viatura ostensiva é o que está mais exposto, já que quando o cidadão se sente em perigo é para o 190 que liga e é a PM quem vai lhe prestar o socorro.

Mas como o cidadão não confia mais na justiça, a grande maioria não quer nem prestar queixa sobre o crime que sofreu, pois sabe que se for se confrontar com o marginal e o identificar, como num caso de um assalto é a sua vida que poderá estar em jogo, pois como o marginal logo estará nas ruas, livre, a vítima do assalto poderá ser vítima de ameaça, de agressões e até ser morto se o marginal for vingativo.

Somente se a população mudar seu comportamento e cobrar um melhor trabalho das polícias, mas ao mesmo tempo cobrar de seus representantes legais que revejam nossa legislação penal, para que a polícia ao fazer seu trabalho, possa saber que, se colocar sua vida em risco, será por um motivo nobre e não apenas para fazer de conta de que está cumprindo a lei, sabendo que o resultado de seu esforço e sua dedicação será em vão.

E nunca esqueçam, prevenir é sempre o melhor remédio, e para ver outras matérias, acesse www.coronelcosta.com.br

 

 

Notícias recentes

Os comentários estão fechados.