Férias X Segurança

Falando de segurança

Cel Jorge Costa Filho

 

 

Dezembro é o mês em que as pessoas estão em sua grande maioria pensando nas comemorações de final de ano, nas férias dos filhos e planejando uma viagem para aproveitar com a família, onde todos tendem a relaxar e procurar aproveitar, mas o que não podemos é deixar em segundo plano a nossa segurança e a de nossos entes queridos.

Nessa época do ano, apesar da crise pela qual o país e todos nós estamos passando aumentam as reuniões de confraternização e por isso é muito importante que os anfitriões e os convidados tomem alguns cuidados.

Para quem mora em casa principalmente, ao receber os convidados sempre observem se há alguma pessoa estranha parada nas proximidades ou se algum veículo suspeito também está parado nas proximidades.

Os assaltantes se aproveitam desses momentos onde as pessoas estão paradas na entrada da casa recebendo os convidados para se aproximarem e darem a “voz” de assalto e entrarem com todos para dentro do imóvel.

Então ao receberem os convidados procurem ficar o menor tempo possível parados em frente a sua residência, assim minimizam os riscos.

Outro cuidado é orientar a todos para nunca deixarem o portão da casa aberto, pois muitas vezes a descontração do momento acaba por fazer com que ao acompanharem os convidados para o interior da residência o portão ou a porta da casa ficam abertas ou simplesmente fechadas, mas não trancadas.

Outro cuidado para aproveitarem as férias sem correr riscos desnecessários é quando saírem passear, evitem parar com o carro em locais pouco iluminados ou que saibam não ser um local seguro, afinal todos conhecem as áreas perigosas na região onde moram e como a grande maioria dos passeios são em locais conhecidos, isso irá facilitar para escolher os locais onde irá passear e assim aumentar sua segurança e de seus familiares ou amigos que estiverem com você.

Ao sair com o carro, principalmente a noite e ver que o sinaleiro a sua frente fechou, reduza a velocidade e procure com isso ao chegar no cruzamento, estar praticamente na hora do mesmo mudar para verde, assim você irá ficar menos tempo parado e exposto a um assalto.

Ao chegar ou sair de casa preste atenção se não há ninguém suspeito nas proximidades do seu portão, se perceber algo suspeito, de mais uma volta na quadra e se continuar inseguro, ligue para a polícia informe o que está ocorrendo e se for um carro que está lhe causando esta desconfiança, procure anotar a placa para que a polícia possa verificar se o carro é ou não roubado.

Principalmente quem mora em condomínios, onde a segurança é relativamente boa e podem circular tranquilamente no interior do mesmo, em muitos casos essas pessoas tendem a relaxar com os cuidados ao sair para um passeio, por isso é fundamental alertar principalmente os mais jovens, de que devem sempre escolher os locais onde vão parar ou estacionar o seu veículo.

São dicas simples, mas que se bem utilizadas com certeza diminuirão e muito o seu risco de ser assaltado.

Nunca esqueça PREVENIR é sempre o melhor remédio.

Para ver outras matérias, acesse www.coronelcosta.com.br







Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.