Agricultura Sustentável!

Por Evandro Razzoto*

 

Foto: pensamento verde

O que dizer de nossa agricultura paranaense. Um terço da exportação agroindustrial brasileira é paranaense. Isto se deve obviamente a diversos fatores, dentre eles entendo que a organização cooperativista, bem como políticas de incentivo público, bem como dos agricultores que enobrecem esta área tão importante de nosso estado.

Obviamente que há um ônus construído ao longo do tempo com desmatamento, má preservação dos rios e todo passivo ambiental criado pela agricultura. No entanto, vamos nos concentrar nas ações positivas. Por onde tenho passado pelo estado tenho visto de forma inovativa, o setor agroindustrial investindo em inovação, tecnologia, pesquisa e pujante.

Hoje há diálogo entre os produtores, cooperativas, universidades, empresas e o setor público. Todos estes fatores tornam a agricultura mais sustentável, ou menos impactante ao planeta. Reutilização de água, redução e alteração dos produtos químicos, além da preservação das nascentes, dos rios, córregos e florestas existentes. Hoje se produz mais com menos espaço e tempo, hoje há um avanço tecnológico que torna possível a redução do impacto ambiental.

Parabéns a todos os envolvidos neste processo, lembrando que o diálogo, a troca de experiência e transferência de tecnologia tornam o estado um centro diferenciado e inovativo do agronegócio. Que continue assim, sempre em busca da redução do impacto ambiental, bem como para a melhoria dos processos em busca do desenvolvimento sustentável.

  • Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas






Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.