Por João Pedro Alves

A Seleção Brasileira fez aquilo que dela se esperava e finalizou os testes antes da convocação para a Copa do Mundo 2014 com uma goleada em grande estilo. A vítima verde-e-amarela foi a Africa do Sul, que não ofereceu resistência e acabou levando um 5 a 0 incontestável dos comandados de Felipão na tarde desta quarta-feira (5) no estádio Soccer City, em Johannesburgo.

Mantendo a base daquela equipe que venceu a Copa das Confederações do ano passado, o Brasil encontrou facilidade em tocar a bola e trabalhar as jogadas ofensivas contra os sul-africanos. E não demorou para o placar ser inaugurado. Logo aos nove minutos, Hulk enfiou a bola pela direita e Oscar, cara a cara com o goleiro, deu apenas um toquinho por cima para fazer 1 a 0.

(Foto: Bruno Domingos/Mowa Sports)

Neymar marcou três gols e comandou o Brasil (Foto: Bruno Domingos/Mowa Sports)

Os donos da casa, que não virão ao Brasil disputar a Copa, até tentaram surpreender em algumas descidas ao ataque. No entanto, foram os brasileiros que voltaram a marcar. Já no final do primeiro tempo, aos 40 minutos, Neymar puxou para a perna esquerda e bateu rasteira entre as pernas do goleiro Williams.

Para o segundo tempo, várias mudanças foram feitas, mas ele começou como terminou o primeiro: com gol. Aos 24 segundos, Fred deixou Neymar sozinho na entrada da área e o craque do Barcelona encobriu o arqueiro adversário para anotar um golaço.

Com o 3 a 0 no marcador, a Seleção Brasileira se permitiu fazer testes e o ritmo deu uma caída. Mas tinha gente que precisava mostrar trabalho para garantir uma vaga na Copa e seguiu jogando sério. Foi o caso do volante londrinense Fernandinho, formado no PSTC e que ganhou destaque no Atlético-PR, que foi coroado com o quarto gol da equipe. Ele saiu aos 33 minutos, com uma bomba de fora da área – outro verdadeiro golaço tupiniquim.

Parecia que o placar poderia ser encerrado ali mesmo, mas ainda deu tempo para mais um gol. Já no apagar das luzes, aos 45 minutos do segundo tempo, Daniel Alves cruzou, Jô ajeitou de cabeça e Neymar só empurrou para dentro para marcar pela terceira vez na partida e encerrar o baile em Brasil 5 x 0 Africa do Sul.

Agora, o próximo compromisso brasileiro está marcado para o dia 7 de maioÉ nesta data que o técnico Luiz Felipe Scolari divulgará a lista de convocados para a Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA
AFRICA DO SUL 0 X 5 BRASIL

Local: Estádio Soccer City, em Johannesburgo, na Africa do Sul.
Data: 5 de março de 2014, quarta-feira.
Horário: 14h.

Africa do Sul: Williams; Nthete, Ngcongna, Khumalo (Xulu) e Matiaba; Furman, Jali (Zungu), Claaasen (Ndlovu) e Serero; Parker (Patosi) e Rantie (Manyisa).
Técnico: Gordon Igesund

Brasil: Júlio Cesar; Rafinha, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo (Daniel Alves); Fernandinho, Paulinho (Luiz Gustavo) e Oscar (Willian); Hulk (Ramires), Neymar e Fred (Jô).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Cartões amarelos: Ramires (BRA).

Gols: Oscar (BRA), aos nove minutos, e Neymar (BRA), aos 40 minutos do primeiro tempo. Neymar (BRA), aos 24 segundos e aos 45 minutos, e Fernandinho (BRA), aos 33 minutos do segundo tempo.