O compromisso entre Paraná e Coritiba, nesta quarta-feira (07), pela Taça Caio Júnior, marcará o centésimo encontro entre as equipes na história do clássico. Com três decisões de títulos do Campeonato Paranaense e jogos memoráveis, a Banda B traz os confrontos memoráveis dos 28 anos de rivalidade entre a dupla Paratiba.

O primeiro clássico – Coritiba 1×0 Paraná – 04/02/1990

Com apenas três meses de existência, o Paraná enfrentou o Coritiba pela primeira vez em fevereiro de 1990, na abertura do Campeonato Paranaense. Diante de pouco mais de 18 mil espectadores no Couto Pereira, a vitória foi Alviverde no primeiro clássico da história dos dois clubes, por 1 a 0, com gol marcado por Paulo César, aos 34 minutos do primeiro tempo, após assistência de Tostão.

As duas equipes ainda se reencontrariam em mais três ocasiões naquela edição do estadual, pela semifinal da competição. Melhor para o Coxa, que venceu duas e empatou uma da série de três partidas e garantiu a sua vaga na decisão para encarar o Atlético.

A redenção tricolor – Coritiba 1×1 Paraná – 08/12/1991

No segundo ano do clássico, a rivalidade entre a dupla Paratiba começou a ficar apimentada. Com seis encontros entre os dois times e direito a classificação do Coritiba sobre o rival na Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor se redimiu e deu o troco no Alviverde no estadual. No dia 8 de dezembro, em pleno Couto Pereira, o Paraná Clube arrancou empate em 1 a 1 com o rival e conquistou o seu primeiro título paranaense, dias antes de completar dois anos de fundação.

Maior público da história e goleada – Coritiba 0x4 Paraná – 27/02/1994

Com 38.821 pessoas acompanhando o clássico no Couto Pereira, o Tricolor deu um verdadeiro show para cima do Coritiba pelo Campeonato Paranaense. Em uma tarde inspirada de Saulo, que marcou duas vezes, o Paraná Clube goleou o rival por 4 a 0 e largou na frente no ano em que conquistou o bicampeonato estadual.

Paraná tricampeão estadual – Paraná 1×0 Coritiba – 06/08/1995

Depois de um empate sem gols na primeira partida da final do Paranaense de 1995, o Paraná contou com a tarde inspirada do goleiro Régis, que salvou a pressão alviverde na grande decisão no Pinheirão. No segundo tempo, Denílson decretou o tricampeonato estadual para o Tricolor, ao marcar um golaço de fora da área e estufar as redes do rival, aos 47 minutos do segundo tempo.

Goleada alviverde – Coritiba 4×0 Paraná – 23/06/1996

Na disputa do estadual de 1996, o Coxa sequer tomou conhecimento do atual tricampeão paranaense e alcançou uma das grandes goleadas da história do clássico Paratiba. Em uma tarde inspirada de Magrão, que marcou três gols, o Alviverde goleou o Paraná por 4 a 0 no Couto Pereira.

Nascia um ídolo: Ricardinho cala o Couto e Paraná é tetra – Coritiba 0x1 Paraná – 28/07/1996

Embalando pelo tricampeonato estadual, o Paraná reencontrou o Coritiba mais uma vez na decisão do Campeonato Paranaense de 1996. E brilhou a estrela de um prata da casa do clube. Com gol marcado por Ricardinho, o Tricolor venceu o rival por 1 a 0 e se sagrou tetracampeão.

Coritiba se vinga e conquista o estadual de 99 – Coritiba 2×2 Paraná – 10/07/1999

Depois de ter amargado dois vices para o rival na década e ter sido goleado por 6 a 2 no primeiro turno do Paranaense de 1999, o Coritiba se vingou do Paraná e fechou os anos 90 com o título estadual. Com uma vitória e dois empates na série de três jogos, o time do técnico Abel Braga desbancou o Tricolor e quebrou o jejum de nove anos sem conquistas com direito a um jogo memorável no Couto Pereira.

Confira o gol marcado por Darci, que deu o título ao Coritiba, na narração de Edgard Felipe:

Classificação histórica – Coritiba 2×1 Paraná – 13/05/2001

Em mais um dos clássicos que entraram para a história, o Coritiba venceu o Paraná por 2 a 1, no Couto Pereira, mas quem comemorou foi a torcida paranista. Com gol marcado por Fernando Miguel, no apagar das luzes, o Tricolor carimbou o passaporte para encarar o Atlético na decisão.

Confira o gol marcado por Fernando Miguel na narração de Edgard Felipe:

O último encontro – Coritiba 1×0 Paraná – 05/02/2017

A última vez em que as duas equipes se enfrentaram foi pela primeira fase do Campeonato Paranaense do ano passado. Em jogo válido pela terceira rodada da competição, melhor para o Coritiba, que bateu o Paraná Clube por 1 a 0, com gol marcado por Kleber, em partida disputada no Couto Pereira.

Confira o gol do último clássico Paratiba, marcado por  Kleber, na narração de Paulo Sérgio: