Por João Pedro Alves

Após dez dias de conversas, especulações e indefinições, o Paraná tem um novo treinador para a temporada 2014. O substituto de Milton Mendes no comando do elenco tricolor é Ricardo Drubsky, mineiro de 54 anos que está de volta ao futebol paranaense após ter passado pelo rival Atlético. O anúncio da contratação aconteceu na tarde desta sexta-feira (4) por meio do site oficial do clube.

(Foto: Divulgação)

Drubscky chega para comandar o Paraná na Série B e Copa do Brasil (Foto: Divulgação)

O nome de Drubscky pode ser considerado uma surpresa por não ter sido cotado como uma opção durante as especulações dos últimos dias. A aposta do Paraná no treinador, além de se encaixar na realidade financeira do clube, acontece por um fator em especial: saber o “caminho das pedras” para a ascensão de divisão, uma busca incessante na Vila Capanema desde 2008. Isso devido ao acesso à Série C obtido em 2011 com o Tupi-MG e outro em 2012, para a elite do Brasileirão, com o Atlético-PR.

Esse sucesso, no entanto, não se repetiu nos últimos trabalhos do novo paranista. Na temporada passada, Ricardo Drubscky esteve à frente do Joinville durante a Série B e foi demitido durante a competição após seis jogos sem vitória, que dificultaram a conquista de uma vaga no G4. Em 2014, o futebol catarinense continuou sendo sua casa, mas no comando do Criciúma. Desta vez, uma campanha ruim no estadual causou sua queda.

Histórico recente à parte, o técnico volta a Curitiba após nove meses disposto a retomar o bom momento na carreira realizando um trabalho positivo no Paraná. Mesmo diante de um período crítico, principalmente financeiro, que se instalou na Gralha.

“O Paraná Clube é um grande time que enfrenta dificuldades, e por isso temos a oportunidade de alavancá-lo novamente ao cenário do futebol nacional. É uma honra estar à frente deste time. Conheço alguns jogadores, e sei que o trabalho da diretoria é intenso para formatarmos o grupo para nossos próximos desafios”, afirmou ao site do clube.

A apresentação de Ricardo Drubscky como treinador paranista está marcada para segunda-feira (7) ainda sem local ou horário definidos. A estreia dele à beira do gramado acontece na quinta-feira (10), quando o Tricolor encara o São Bernardo na Vila Capanema pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil.