Por Guilherme Coimbra 

Gabriel,, Alesson e Rafael Furtado já trabalham com o elenco profissional no CT Ninho da Gralha (Divulgação/Paraná)

Com o término da campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Paraná promoveu nove atletas da equipe Sub-20 para o elenco principal. Visando redução na folha salarial e recuperar a credibilidade como clube formador, recolocando o Tricolor no patamar de vitrine no futebol nacional, o departamento de futebol paranista trabalha para formar um elenco profissional com alto percentual de pratas da casa.

O trabalho foi iniciado no ano passado com a integração de atletas da base para o profissional, e terá continuidade sob o comando do executivo de futebol, Rodrigo Pastana, que confia nessa diretriz para auxiliar no processo de reformulação do clube. “Estamos vivendo um momento de reconstrução, adequando o clube ao seu orçamento”, afirmou Pastana em entrevista ao site oficial do clube. “Fizemos contratações necessárias para a formatação de um grupo equilibrado, pois precisávamos de jogadores com maior rodagem. Mas, não tenho dúvida de que esses meninos também terão um papel importante. As oportunidades irão surgir, sempre com muito critério, respeitando o momento de cada atleta”, completou.

Do elenco que disputou a Copinha recentemente, nove atletas foram promovidos ao profissional, todos com experiência adquirida no ano passado no processo de transição. São eles Hugo, Dias, Willian, Jhony, Claudevan, Gabriel Furtado, Alesson, Rafael Furtado e Guga.

O técnico Wagner Lopes destacou a importância de dar oportunidades e ter respeito com as etapas de cada jogador na equipe profissional. “Os meninos que vão chegar da Copinha serão muito bem-vindos e temos esperanças que eles aproveitem as oportunidades, sem queimar etapas obviamente. Vamos tratar com muito cuidado e muito estudo para que ninguém se sinta sem chances e ao mesmo tempo não queimar nenhuma jóia. Então temos que trabalhar isso com calma, colocando na hora certa, dando confiança e muito trabalho. Só isso vai fazer com que tenhamos um time competitivo”, explicou.

Os atletas já realizam atividades com o elenco profissional no CT Ninho da Gralha e estarão à disposição do treinador paranista para a estreia da equipe na temporada, dia 25, contra o Avaí, às 19h, na Vila Capanema, pela Primeira Liga.