A penúltima rodada da Série B trouxe preocupação para o torcedor do Paraná. A derrota por 3 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro, somada a outros resultados ruins derrubou o Tricolor para a 14ª colocação,a apenas dois pontos de distância da zona do rebaixamento.

O Paraná decide sua pemanência na Série B, no último jogo do campeonato, contra o Bragantino (5º colocado e ainda com chances de subir), na Vila Capanema, dependendo apenas de si próprio para não ser rebaixado. Os adversários diretos do Tricolor nessa rodada são ASA, São Caetano eIcasa – este último é atualmente o primeiro time na zona da degola.

Mesmo com uma partida difícil, contra uma equipe que precisa vencer para entrar no G4, o Paraná leva vantagem sobre os demais adversários porque joga por um empate. Com 50 pontos, o Tricolor está matematicamente livre do rebaixamento. Somente em caso de derrota para o Bragantino (e se mantendo com 49 pontos) é que a equipe paranista precisaria se preocupar com outros resultados, que vamos analisar abaixo:

Icasa x Portuguesa

O Icasa é atualmente o time com pior situação na Série B. Apesar do empate em 0 a 0 com o Goiás na última rodada, a equipe cearense entrou na zona de rebaixamento e é o 17º colocado, com 47 pontos. Na última rodada, o Icasa recebe a campeã Portuguesa, já em ritmo de férias. O ideal para o Paraná seria uma derrota do time de Juazeiro do Norte, que automaticamente seria rebaixado. Um empate com a Lusa também é um bom resultado para o Tricolor, pois manteria o Icasa atrás, com 48 pontos. Em caso de vitória, o time alviverde iria a 50 pontos e passaria a equipe paranaense.

Nesse caso vale lembrar que se o Paraná empatar com o Bragantino (vai a 50 pontos) e o Icasa vencer a Portuguesa, o Tricolor não será rebaixado pois terá uma vitória a mais que a equipe nordestina (13 a 12).

ASA X Vitória

15º colocado com 48 pontos, o ASA recebe o Vitória (6º colocado e ainda com chances de subir), no estádio Municipal de Arapiraca. Novamente o Paraná precisa torcer por derrota ou empate do adversário direto. Caso a partida com o Vitória termine empatada, o time alagoano chega aos mesmos 49 pontos do Tricolor, mas perderia no saldo de gols (as duas equipes possuem 13 vitórias, mas o saldo do Paraná é 3, contra -9 do ASA). Uma vitória do ASA e a equipe paranista também seria ultrapassada na tabela de classificação.

São Caetano x Criciúma

O Azulão vem embalado por uma vitória, de virada, por 2 a 1 em cima do Vitória na última rodada, que tirou a equipe paulista da zona de rebaixamento para a 16ª colocação. O próximo adversário é o Criciúma, no Anacleto Campanela, time que não luta por mais nada no campeonato. Mais uma vez, os resultados que interessam são derrota ou empate do São Caetano. Em caso de empate, o Azulão chegaria a 49 pontos, mas ficaria atrás do Tricolor por ter duas vitórias a menos (13 do Paraná e 11 do time paulista).