A Série Prata do Campeonato Paranaense costuma ser disputada de maio a agosto, depois do fim da primeira divisão. Por conta disso, em 2012, o Paraná viverá um conflito em seu calendário de competições, já que a Série Prata e a Série B do Campeonato Brasileirão começarão ao mesmo tempo, dificultando o planejamento de viagem e a montagem de elenco do Tricolor.

Sendo assim, a diretoria paranista pretende tentar antecipar a Série Prata, para que ela seja disputada ao mesmo tempo que a primeira divisão do estadual. “Nós vamos tentar antecipar a Série Prata junto da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Não acho que a FPF esteja de má vontade com o Paraná, mas se não conseguirmos essa antecipação, vai ficar provado que o Paraná não ter força suficiente no estado”, afirmou Paulo César Silva, dirigente do Paraná.

O presidente da Federação, Hélio Cury, disse que não vê possibilidade de mudar o calendário da Série Prata, já que muitos clubes da segunda divisão, que tempouca verba, costumam utilizar atletas de outras equipes da primeira divisão, afinal as duas competições acontecem em períodos diferentes. “Como vamos mudar o calendário da Série Prata para beneficiar um clube em detrimento de nove? Não vejo possibilidade da gente antecipar essa competição”, afirmou Cury.

De acordo com o presidente, o calendário da Série Prata só poderia ser antecipado caso as dez equipes participantes chegassem a um consenso e aceitassem essa mudança. “Se houver uma unanimidade entre os dez clubes, aí podemos mudar a data de início da Série Prata. Caso os dez clubes concordem com a antecipação, a Federação não será contra. Não há uma data limite para acertarmos essa mudança, depende apenas da vontade dos clubes. Mas acredito que os clubes não aceitarão essa mudança de calendário”, completou.

O vice de futebol do Paraná, Paulo César Silva, prometeu buscar um grande patrocinador para a Série Prata, que distribuiria certa verba aos clubes participantes, e dessa forma, poderia se chegar a um acordo para mudar o calendário da Série Prata. “Faremos tudo com o apoio da FPF, mas vamos em busca de um patrocínio para a Série Prata”, disse Paulão.