Por Guilherme Coimbra

Confira o gol da vitória coxa-branca na narração de Paulo Sérgio:

Kleber marcou o gol da vitória do Coritiba no clássico (Guilherme Artigas/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Sai para lá, pressão. O Coritiba venceu o clássico diante do até então invicto Paraná, por 1 a 0, na noite deste domingo (5), no Couto Pereira, e chegou ao primeiro triunfo na temporada. Depois de um primeiro tempo fechado, com muita marcação, o Coxa construiu a vitória já na segunda metade da etapa final. Aos 28 minutos, Neto Berola cruzou na área e Kleber, de cabeça, garantiu o triunfo alviverde no Alto da Glória.

Com a vitória, o Coritiba foi aos quatro pontos e assumiu a quinta colocação do Campeonato Paranaense. O Paraná Clube, com seis, agora é o segundo colocado.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (8) pela Copa do Brasil. O Coxa vai encarar o Vitória da Conquista, na Bahia, às 19h15 (horário de Brasília). O Tricolor encara o São Bento, às 20h30, em Sorocaba.

Marcação forte e poucas chances de gol na primeira etapa

O primeiro tempo foi truncado no Couto Pereira, com muitas faltas e poucas chances de gol para ambos os lados. A forte marcação exigiu que as duas equipes apostassem nos lançamentos e cruzamentoss na área. Foi na bola parada que o Paraná criou a melhor chance. Aos 19 minutos, Zezinho cobrou falta e assustou o goleiro Wilson. O Coxa respondeu quatro minutos mais tarde. Carlinhos cruzou na área, Werley desviou de cabeça para o fundo das redes, mas a arbitragem já marcava impedimento.

Coxa volta melhor e Kleber decreta a vitória no clássico

O Coritiba voltou com uma postura mais ofensiva na segunda etapa. Pressionando no campo de ataque paranista, a primeira chance foi criada aos cinco minutos. Kaike vacilou e Henrique Almeida tomou a bola na direita, invadiu a área e bateu para boa defesa do goleiro Léo. O camisa 1 apareceu novamente para salvar o Tricolor aos 22, em jogada de Matheus Galdezani na linha de fundo. O meia rolou para trás e Kleber, de primeira, exigiu novamente o trabalho do arqueiro paranista.

A primeira grande chance do Paraná veio logo em seguida, aos 23 minutos, em jogada de Vitor Feijão pela direita. O camisa 7 cruzou e Guilherme Biteco, de cabeça, forçou o goleiro Wilson a fazer bela defesa. Mas foi o Coxa quem chegou ao gol. Aos 28, Neto Berola fez cruzamento da direita e Kleber cabeceou para o fundo das redes de Léo para decretar a vitória coxa-branca.

Para piorar a situação do Paraná, aos 44 minutos de partida, o meia Zezinho acertou o lateral Carlinhos e recebeu o cartão amarelo. Com um a menos, o Tricolor não teve mais forças para tentar a reação.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1X0 PARANÁ

Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba (PR).
Data: 05 de fevereiro de 2017.
Horário: 20h.
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR).
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR).
Público e renda: Pagante 10.691 | Total: 11.962 | R$ 351.505,00

Coritiba: Wilson; Werley, Juninho, Walisson Maia e Carlinhos; Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real (Neto Berola); Kleber, Henrique Almeida (Ruy) e Rildo (Filigrana).
Técnico: Paulo César Carpegiani.

Paraná: Léo; Diego Tavares, Rayan, Artur Jesus e Kaike (Júnior); Jhony (Gabriel Dias), Alex Santana, Zezinho e Alesson (Guilherme Biteco); Vitor Feijão e Felipe Alves.
Técnico: Wagner Lopes.

Gol: Kleber (CFC) aos 28 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Juninho, Alan Santos, Henrique Almeida e Kleber (CFC); Kaike, Jhony, Alex Santana e Felipe Alves (PAR).

Cartão vermelho: Zezinho (PAR).