Paraná derrotou o vice-lanterna e ampliou sequência positiva em casa na Série B (Geraldo Bubniak /AGB)

Na Vila Capanema quem manda é o Paraná Clube. Diante de um público de 7.800 pessoas na casa paranista, a equipe derrotou o ABC-RN, por um a zero, na tarde deste sábado (12), na abertura do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro e aumentou a sequência de vitórias como mandante na competição. Com o resultado, o Tricolor se aproxima do G4 da classificação.

Com superioridade e imposição dentro de casa, o time demorou para criar as oportunidades, mas soube neutralizar bem as ações adversárias e não sofreu sustos. Depois de tanto investir e ameaçar, o Paraná saiu na frente no fim da primeira etapa, aos 39 minutos, com Renatinho cobrando com perfeição e convertendo o pênalti sofrido pelo atacante Alemão. No segundo tempo, restou aos mandantes apenas aguardar o ABC pressionar e apostar nos contra-ataques. Sem sustos, o Tricolor manteve a tranquilidade e garantiu mais três pontos na Vila Capanema.

Com o triunfo, a equipe do técnico Lisca chega aos 30 pontos e assume a 6ª colocação, próximo do G4. Na próxima rodada, o Paraná Clube enfrenta o Paysandu fora de casa, no sábado (19), às 19h, contra o Paysandu, no Estádio do Mangueirão, em duelo válido pela 21ª rodada da Série B.

Renatinho coloca o Paraná na frente em cobrança de pênalti

O Tricolor começou o primeiro tempo levando um susto do adversário. Tomando a proposta inicial, o ABC-RN quase abriu o placar em duas ocasiões com Lucas Coelho. Aos três minutos, após jogada de Fabinho pela esquerda, o camisa 9 mandou por cima do gol. Na segunda, aos cinco, Richard espalmou a tentativa e salvou os mandantes.

Mantendo a posse de bola e superior no duelo, o Paraná demorou para criar a primeira grande chance. Aos 21 minutos, em ataque rápido, Leandro Vilela lançou Alemão, que bateu raspando a trave do ABC. Aos 35, o gol por pouco não saiu. Em bola cruzada na área, o Robson e Zezinho tentaram, mas carimbaram o travessão duas vezes. Pouco depois, aos 39, o Tricolor finalmente inaugurou o marcador. Em pênalti sofrido por Alemão, o meia Renatinho cobrou com perfeição e abriu o placar na Vila Capanema.

Paraná não é ameaçado e vence sem sustos

No segundo tempo, o jogo esfriou e não teve grandes oportunidades para ambos os lados. Com a vantagem no placar, o Tricolor esperou o ABC-RN tomar a iniciativa e apostou nas jogadas em velocidade para tentar matar o duelo.

Tendo que propor o jogo para buscar o empate, o time potiguar encontrou dificuldades para criar chances e pouco ameaçou o gol do goleiro Richard. Na melhor chegada dos visitantes, aos 15 minutos, Gegê chutou de fora da área e a bola passou à esquerda da meta paranista. O Tricolor por pouco não ampliou o placar aos 21, com Brock cabeceando após cobrança de escanteio e obrigando Edson a fazer boa defesa e evitar que uma vitória mais elástica do Paraná na Vila.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ 1X0 ABC-RN

Local: Vila Capanema, Curitiba (PR).
Data: Sábado, 12 de agosto de 2017.
Horário: 16h30.
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP).
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Herman Brumel Vani (SP).
Público e renda: 7.714 pagantes | 7.800 total | R$ 165.435,00

Paraná: Richard; Cristovam, Iago Maidana, Eduardo Brock e Igor; Leandro Vilela, Zezinho (Gabriel Dias) e Renatinho (Murilo Rangel); Robson, Minho (Felipe Augusto) e Alemão.
Técnico: Lisca.

ABC-RN: Edson; Bocão, Márcio Passos, Cleiton e Levy; Anderson Pedra, Zotti e Vitor Júnior (Gegê); Fabinho, Dalberto (Tatá) e Lucas Coelho (Nando).
Técnico: Márcio Fernandes.

Gol: Renatinho [de pênalti] (PRC) aos 39′ do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Cristovam e Leandro Vilela (PRC); Bocão (ABC).