Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

Para evitar confrontos, as torcidas organizadas de Atlético e Coritiba terão horário limitado para circulação no transporte coletivo de Curitiba durante o próximo domingo (9), data do primeiro Atletiba de 2014. Em reunião envolvendo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, representantes dos dois clubes e das duas maiores organizadas da capital, ficou definido que os membros da Fanáticos deverão estar na sede da torcida, que fica próximo à Arena da Baixada, até as 13h. Já o horário de circulação da Império Alviverde estará liberado a partir das 14h.

torcidas

Foto: Reprodução

De acordo com o major Manoel dos Santos Neto, essa medida evita o principal ponto de confronto de torcidas nos últimos anos, que tem sido o encontro em terminais de ônibus. “Esta prática é danosa não só para a cidade de Curitiba, como para todos os cidadãos que saem pela cidade em dias de clássico. Sempre existe a preocupação de brigas, mas entendemos que todo cidadão tem o direito de torcer para o time que quiser sem que isso recaia em violência contra si”, comentou.

Para a escolta do clássico, a torcida Os Fanáticos sairá de sua sede em direção à Vila Capanema a partir das 17h. Após o confronto em Joinville, a torcida rubro-negra foi proibida de se caracterizar como torcida, então não poderá ir ao estádio com camisetas, faixas, bandeirões ou instrumentos musicais.

Já a torcida Império Alviverde sairá de sua sede, que fica próxima ao Couto Pereira às 18h. Para a torcida coxa-branca está liberado o uso de camisetas e faixas que mencionem a organizada.

Ao todo, 900 policiais militares estarão envolvidos na segurança do clássico.