Por Pedro Melo

Coritiba aguarda Estudiantes e Belgrano nas oitavas. (Divulgação/Coritiba)

Coritiba aguarda Estudiantes e Belgrano nas oitavas. (Divulgação/Coritiba)

O Coritiba conseguiu no sufoco a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Precisando de um gol para se classificar, o Alviverde ganhou justamente pelo placar mínimo do Vitória já nos minutos finais e disputará a fase internacional pela segunda vez na história.

Desde o começo da partida, o time coxa-branca pressionou em busca do gol da classificação, mas só conseguiu aos 36 minutos do segundo tempo. Iago Dias recebeu na entrada da área, passou pelo marcador e chutou rasteiro no canto esquerdo para delírio dos pouco mais de cinco mil torcedores presentes no estádio Couto Pereira.

No placar agregado, o confronto terminou em 2 a 2, mas o Alviverde avançou de fase pelo gol marcado na partida de ida. Agora, o Verdão aguarda o vencedor do duelo de Estudiantes e Belgrano, ambos da Argentina, para saber o adversário nas oitavas de final.

Primeiro tempo termina sem gols

Mesmo precisando reverter a desvantagem, o Alviverde entrou com três volantes com a intenção de dar mais liberdade para os laterais, mas não contava perder sua referência no ataque com somente 10 minutos. Kleber sentiu lesão no pé esquerdo e precisou ser substituído por Iago Dias.

Poucos minutos antes, o Coxa já tinha chegado com perigo em chute rasteiro de César Benitez, mas Fernando Miguel se esticou para evitar o gol. A melhor chance foi em chute rasteiro de Raphael Veiga, porém, o goleiro do Rubro-Negro defendeu e a bola ainda bateu pelo lado de fora.

Coritiba conquista a classificação

Na volta do intervalo, o Coritiba seguiu no ataque e reclamou de pênalti não marcado, quando Neto Berola caiu no gramado dentro da área, mas o árbitro mandou o lance seguir. Durante a segunda etapa, o Coxa chegou a ter 65% de posse de bola, mas não pressionava a defesa adversária.

Entretanto, aos 35 minutos, o Coxa marcou o gol da classificação. Substituto de Kleber, Iago Dias fintou o marcador e chutou sem muita força, mas no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Fernando Miguel. Já nos acréscimos, Luccas Claro ampliou o marcador, de cabeça, porém, foi marcado o impedimento.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1X0 VITÓRIA

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Data: 31 de agosto de 2016.
Horário: 17h.
Árbitro: Carlos Orbe (EQU).
Assistentes: Luis Vera (EQU) e Juan Macias (EQU).
Público e renda: 4.032 pagantes/5.228 presentes/R$ 90.330,00

Coritiba: Wilson; César Benítez, Luccas Claro, Juninho e Juan; Alan Santos (Carlinhos), Amaral (Bernardo), João Paulo e Raphael Veiga; Neto Berola e Kleber (Iago Dias).
Técnico: Paulo César Carpegiani.

Vitória: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Amaral (David), Zé Welison (Flávio), Marcelo e Cárdenas (Serginho); Marinho e Kieza.
Técnico: Vágner Mancini.

Cartões amarelos: Marcelo e Marinho (VIT); Juan e Raphael Veiga (CFC).
Gol: Iago Dias (CFC), aos 35′ do segundo tempo.