Divulgação/Coritiba
Com 75% de aproveitamento, Coritiba é o melhor mandante do Campeonato Brasileiro. Fora de casa, porém, time fez apenas a 14ª campanha entre os times da Série A.

Com uma campanha praticamente impecável no Couto Pereira, o Coritiba teve nas apresentações fora de casa seu principal ponto fraco no Campeonato Brasileiro de 2011. Das 19 partidas que disputou diante de sua torcida, o Coritiba perdeu apenas duas vezes e empatou outras quatro. Entretanto, longe de casa, o time decepcionou. Foram modestas três vitórias e cinco empates como visitante.

Contra o Atlético, o time alviverde amargou a sua 11ª vitória no Brasileirão. Os escassos oito pontos conquistados longe da torcida brindaram o Coxa com o posto de 14ª pior campanha como visitante no campeonato. Em casa, foram 75% de aproveitamento, já que o time conquistou 43 dos 57 pontos possíveis no Couto Pereira. Números que colocam o time como melhor mandante do Brasileiro entre os 20 clubes.

Em uma apresentação típica de quando joga longe do seu torcedor, o Coritiba demonstrou um futebol apático contra o rival Atlético, no último domingo, fato que sacramentou a posição do time na zona intermediária da tabela. “Não tem este negocio de fora de casa, dentro de casa. Nós não jogamos bem, não conseguimos jogar”, apontou o técnico Marcelo Oliveira, após a derrota no clássico.

Frente a frente com a chance real de disputar a Libertadores em 2011, o Coritiba não segurou a pressão e desperdiçou as oportunidades. Para o ano que vem, o treinador que já renovou seu vínculo com o clube pretende empregar as lições aprendidas nos tropeços deste ano. “Que esse ano sirva de lição para todos que forem ficar aqui, porque íamos ter um calendário recheado no ano que vem”, comentou Oliveira.