O Coritiba perdeu para o Botafogo por 2 a 0, na tarde deste domingo, no estádio do Engenhão, e voltou a se aproximar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com as vitórias de Bahia e Sport, o Verdão fechou a 21ª rodada na 16ª colocação, com 22 pontos, a três de distância da zona da degola.

Botafogo joga melhor e abre 2 a 0 no primeiro tempo

O jogo começou truncado, amarrado no meio de campo e com poucas jogadas de ataque. Aos 12, Renato cabeceou e Vanderlei fez grande defesa, colocando a bola para escanteio. Na cobrança de Lodeiro, o goleiro alviverde saiu mal da meta e Elkeson desviou para o fundo das redes: 1 a 0 Botafogo.

Aos 19 minutos, Júnior Urso derrubou Renato dentro da área e o árbitro marcou a penalidade máxima para a equipe carioca. Elkeson foi para a cobrança, bateu mal e Vanderlei fez firme defesa, no canto esquerdo, se redimindo da falha cometida no primeiro gol do Botafogo.

O Coxa não fazia uma boa partida e sofreu o segundo gol aos 28 minutos. Lucas cruzou, a zaga alviverde deixou passar, e Lodeiro, de carrinho, empurrou para ampliar o placar: 2 a 0 Botafogo. O tempo ia passando e o time coxa-branca não se encontrava em campo, criando poucas oportunidades de descontar ainda no primeiro tempo.

Coxa cresce no segundo tempo, mas não evita derrota

O Coritiba melhorou na etapa final, com a entrada de Lincoln na vaga de Júnior Urso. Aos 7 minutos, Lincoln bateu de primeira, arrancando tinta da trave adversária. Aos 20, o time alviverde desperdiçou mais uma boa oportunidade de descontar: de frente para o gol, Anderson Aquino acabou batendo pela linha de fundo.

O jogo caiu um pouco ao longo do segundo tempo. O Botafogo parecia estar conformado com o placar de 2 a 0 e pouco incomodava o setor defensivo do Coritiba. Já o Verdão lutava para criar boas jogadas de ataque, porém, apesar de alguns lances, a equipe de Marcelo Oliveira não conseguiu evitar a derrota no Rio de Janeiro.

Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Botafogo 2×0 Coritiba

Local: Estádio João Havelange
Data: 02/09/2012
Horário: 18h30

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil/SC (Asp. FIFA) e Carlos Nogueira Junior/ SP (CBF)
4º árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia /RJ (CBF)
Adicionais: Arilson Bispo da Anunciação/BA e Devarly Lira do Rosário/ES (CBF)

Coritiba: Vanderlei, Eltinho, Demerson, Luccas Claro, Ayrton (Victor Ferraz), Willian, Junior Urso (Lincoln), Robinho, Rafinha, Everton Ribeiro e Marcel (Anderson Aquino)
Técnico: Marcelo Oliveira

Botafogo: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória, Márcio Azevedo (Brinner), Jadson, Gabriel, Renato (Amaral), Lodeiro, Fellype Gabriel (Jeferson) e Elkeson.
Técnico: Oswaldo de Oliviera

Gols: Elkesson (Botafogo), aos 14 minutos do primeiro tempo; Lodeiro (Botafogo), aos 28 minutos do primeiro tempo;
Cartões Amarelos: Dória (Botafogo), Willian (Coritiba), Márcio Azevedo (Botafogo),
Cartões Vermelhos: não houve.

Público pagante: 2.616
Renda: não informado