A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro não poderia ter sido melhor para o Coritiba. Além de vencer o Santos por 1a 0, no Couto Pereira, o Verdão viu adversários que estavam à sua frente na tabela tropeçarem e abrirem caminho para que a equipe alviverde ainda pudesse sonhar com uma vaga na Libertadores da América do ano que vem.

O triunfo sobre o Peixe deixou o Coxa na 9ª colocação, com 54 pontos, a apenas três pontos de distância do G5. As derrotas de Botafogo (2 a 1 para o Inter) e Figueirense (4 a0 para o Fluminense), além do empate do Flamengo em 0 a 0 com o Atlético-GO mantiveram o Coritiba no bolo de equipes que lutam para chegarà Libertadores. A rodada foi tão positiva para o Verdão, que as chances de alcançar o G5 passaram de 10% para 24%.

E o Coritiba realmente pode entrar no G5 já na próxima rodada do Brasileirão, quando enfrenta o já rebaixado Avaí, no Couto Pereira. Vencendo o Leão da Ilha, o Coxa precisa torcer pelos seguintes resultados: empate ou derrota do São Paulo para o Palmeiras; derrota do Figueirense para o Corinthians; empate ou derrota do Botafogo para o Atlético-MG; e por fim, que haja um vencedor no confronto direto entre Flamengo e Internacional (um empate nesse jogo só permitiria que o Verdão chegasse à 6ª colocação).

Faremos abaixo uma análise de cada um dos resultados que interessam ao Coritiba, levando em consideração uma vitória sobre o Avaí, o que deixaria o Coxa com 57 pontos – afinal somente um triunfo sobre o time catarinense permite que o Verdão entre no G5.

Palmeiras x São Paulo

O clássico paulista tem mando do Palmeiras eestá marcado para o Pacaembu. Em caso de derrota, o Tricolor Paulista permanece com 56 pontos e é naturalmente ultrapassado pelo Coritiba. Caso essa partida termine empatada, o São Paulo também vai a 57 pontos, mas nesse panorama o Coxa ficaria à frente do time paulista pois teria uma vitória a mais (16 triunfos para o Verdão e15 para o São Paulo).

Figueirense x Corinthians

O time catarinense atualmente já tem 57 pontos, e por isso, somente uma derrota para o líder Corinthians, no Orlando Scarpelli, permitiria que o Coritiba ultrapassasse o Figueirense na tabela de classificação. Nesse caso, Coxa e Figueira teriam 57 pontos, mas novamente o Verdão ficaria à frente por ter um maior número de vitórias (16 a 15).

Atlético-MG x Botafogo

O Botafogo não vence há quatro rodadas, saiu do G5 e ainda enfrentará oAtlético-MG fora de casa, na Arena do Jacaré. Para que o Coxa passe o Fogo na tabela de classificação, é preciso torcer por empate ou derrota do time carioca. Perdendo para o Galo, o Botafogo se mantém com os 55 pontos atuais, dois a menos que o Verdão. Empatando com a equipe mineira, o Fogão vai a 56 pontos, um a menos que o Coritiba. Nessas duas situações, o time coxa-branca abriria boa vantagem sobre o adversário carioca.

Flamengo x Internacional

O único jogo em que qualquer vencedor beneficia o Coritiba. Hoje Internacional e Flamengo possuem o mesmo número de pontos (57), que é exatamente a maior pontuação que o Coxa pode atingir na próxima rodada. Por isso, não pode acontecer um empate neste duelo, que será realizado em Macaé, pois aí as duas equipes iriam a 58 pontos e o Verdão só chegaria até a 6ª colocação. Independente de quem vencer esta partida, vai a 60 pontos, permitindo que o time coxa-branca fique na 5ª colocação ao final da rodada.