Por Pedro Melo

Coritiba encara Vitória pela terceira vez na história na Sul-Americana. (Divulgação/Coritiba)

Coritiba encara Vitória pela terceira vez na história na Sul-Americana. (Divulgação/Coritiba)

Os resultados da terceira fase definiram não apenas os classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil, mas também os representantes brasileiros na Copa Sul-Americana. Eliminado ainda na segunda fase, o Coritiba garantiu vaga na competição internacional e estreia contra o Vitória.

O Coxa ficou com a vaga “Brasil 4” com as classificações de Santos, Ponte Preta, Atlético e Fluminense na Copa do Brasil e no sorteio realizado pela Conmebol encara o “Brasil 6” que é o Vitória, terceiro colocado na Série B do ano passado.

Coritiba e Vitória já se enfrentaram duas vezes na Sul-Americana e cada time passou em uma oportunidade. A primeira vez foi em 2009 e o Rubro-Negro baiano conseguiu a classificação nas penalidades dentro do Couto Pereira. Já em 2013, a vaga também foi decidida nos pênaltis e o Coxa levou a melhor.

Caso avance de fase, o Alviverde já sabe que viajará para fora a Argentina e enfrenta o vencedor de Estudiantes e Belgrano. Já nas quartas de final, o principal adversário pode ser o Atlético Nacional, que conquistou a Copa Libertadores desta temporada, e uma hipotética semifinal teria como principal time o também colombiano Independiente Santa Fé, campeão da Sul-Americana no ano passado.

Os outros três confrontos da fase brasileira na Copa Sul-Americana são Cuiabá x Chapecoense, Figueirense x Flamengo e o clássico pernambucano entre Santa Cruz x Sport.