Por Guilherme Coimbra

Coxa tropeçou na estreia do Campeonato Paranaense (Divulgação/Coritiba)

Não foi o início que se esperava. Diante de um retrancado e bem postado Cianorte, o Coritiba tropeçou na estreia no Campeonato Paranaense, na tarde deste domingo (29), no Albino Turbay. Efetivo na marcação e apostando nos contra-ataques, o Leão do Vale venceu o Coxa por um a zero e retornou com o pé direito à elite do futebol paranaense. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Vinícius, aos 19 minutos do segundo tempo.

Depois de um primeiro tempo truncado e com poucas chances para ambos os lados, o Coxa foi superado pelo Cianorte na etapa final. Apostando nos contra-ataques, o Leão do Vale conseguiu efetividade aos 19 minutos do segundo tempo, quando Vinícius aproveitou bobeira da zaga coxa-branca e marcou o gol da vitória dos mandantes. 

O Coritiba tentará a recuperação contra o Cascavel, na quarta-feira (1), às 20h, no Estádio Olímpico Regional, no oeste paranaense, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Paranaense.

Retranca do Cianorte funciona e Coritiba é anulado no primeiro tempo

A proposta das duas equipes ficou clara desde o início. Enquanto o Coritiba apostava nas subidas principalmente pelo lado direito, os donos da casa jogavam retrancados, buscando a criação através dos contra-ataques. Com oito escanteios em menos de 20 minutos, o Coxa criou a sua melhor oportunidade com Werley, aos 14, que recebeu cruzamento livre, mas chutou para fora. Segurando o ímpeto adversário, o Cianorte aos poucos ganhou volume no setor ofensivo e quase chegou ao gol aos 39, com o atacante Pelézinho, que deslocou o goleiro Wilson, mas não conseguiu abrir o placar para os mandantes.

Leão aproveita contra-ataque para retornar com o pé direito à elite

Buscando mais o ataque no retorno do intervalo, o Leão do Vale foi quem conseguiu ameaçar na metade do segundo tempo. O Coritiba desperdiçou uma ótima oportunidade aos 19 minutos. Ruy fez uma bela jogada para Iago, que demorou para fazer o giro e foi travado. A punição veio logo em seguida. No minuto seguinte, no contra-ataque, Vinícius recebeu pela direita, aproveitou bobeada da defesa e saiu cara a cara com Wilson para abrir o placar para o Cianorte. Atrás no marcador, o Coritiba não conseguiu furar o bloqueio dos mandantes e apostou nas bolas longas, não ameaçando a meta do goleiro João Gabriel e começando o Campeonato Paranaense com derrota.

FICHA TÉCNICA
CIANORTE 1X0 CORITIBA

Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte (PR).
Data: 29 de janeiro de 2017.
Horário: 17h.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR).
Auxiliares: Felipe Gustavo Schmidt (PR) e Arestides Pereira da Silva Júnior (PR).

Cianorte: João Gabriel; Jackson, Maurício, Breno e David Luís; Jovane, Sidnei, Eduardinho (Ganzer) e Max (Xavier); Pelézinho e Vinícius (Valdo Gigante).
Técnico: Marcelo Caranhato.

Coritiba: Wilson; Thiago Lopes, Werley, Juninho e Carlinhos; Edinho, Alan Santos (João Paulo) e Yan (Ruy); Iago (Léo Santos), Filigrana e Henrique Almeida.
Técnico: Paulo César Carpegiani.

Gol: Vinicius (CIA) aos 19’ do segundo tempo.

Cartões amarelos: Jovane (CIA) e Iago (CFC).