Pela terceira vez em quatro anos, o Coritiba chega à semifinal da Copa do Brasil. Ontem, o Verdão eliminou o Vitória, com direito à goleada por 4 a 1, se garantindo mais uma vez entre os quatro melhores times dessa competição.

Em 2009, ano do centenário alviverde, o Coxa caiu para o Internacional na semifinal, com derrota por 3 a 1 no Beira-Rio e vitória por 1 a 0 no Couto Pereira (na ocasião, faltou um gol para o Verdão passar pelo Colorado). Em 2010, o Coritiba ficou longe das fases decisivas da competição, sendo eliminado na segunda fase para o Avaí (empate em 1 a 1 em Curitiba e derrota por 1 a 0 na Ressacada).

Já em 2011, o Coritiba fez sua melhor campanha na história da Copa do Brasil. Passou pelo Ceará na semifinal (empate em 0 a 0 no Presidente Vargas e vitória por 1 a 0 no Couto Pereira), chegando pela primeira vez na grande final da competição. O título, no entanto, acabou ficando com o Vasco da Gama.

Esse ano, o Coxa tem novamente a oportunidade de ser finalista da Copa do Brasil. Para que isso aconteça, precisa desclassificar o São Paulo na semifinal, equipe que leva certa vantagem nos confrontos com o Verdão. Ao todo, em 38 jogos, são 11 vitórias alviverdes, 10 empates e 17 triunfos do tricolor paulista.

A semifinal da Copa do Brasil de 2012 acontece nos dias 13 e 20 de junho, com mando de campo ainda a ser sorteado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).