Por Pedro Melo com informações de Osmar Antônio

Carpegiani perdeu apenas uma vez em seis partidas no Coritiba. (Osmar Antônio/Banda B)

Carpegiani perdeu apenas uma vez em seis partidas no Coritiba. (Osmar Antônio/Banda B)

O técnico Paulo César Carpegiani completa um mês no comando do Coritiba com a aprovação da maioria dos torcedores e o apoio de todo o elenco. Neste período, o Alviverde não perdeu no Campeonato Brasileiro e ainda se classificou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Nos quatro jogos do Brasileirão, o Coxa venceu dois – Ponte Preta e Santos – , ambos no Couto Pereira, e empatou outros dois – Cruzeiro e São Paulo -, fora de casa. Já na Sul-Americana, o Verdão perdeu sua única partida até o momento sob o comando de Carpegiani por 2 a 1 para o Vitória, mas venceu o jogo de volta por 1 a 0 e espera por Estudiantes ou Belgrano na fase internacional.

Durante os treinamentos, Carpegiani adota um estilo que vem sendo aprovado pelos jogadores. “O que eu posso analisar é que o resultado está vindo. Ele tem colocado a filosofia de trabalho e está vindo o resultado que era o mais importante”, declarou o volante Alan Santos. “Ele tem implantado a parte tática e a forma que pensa de jogar e trabalhar. Nossa equipe tem assimilado isso aos poucos e vai crescer ainda mais no campeonato”, acrescentou.

Já o zagueiro Luccas Claro admitiu que os jogadores não estão acostumados à filosofia de Carpegiani, que para a todo o momentos os treinamentos para corrigir os erros. “Alguns jogadores não gostam, querem que a bola role o tempo todo e ir para o confronto. Ele é bem detalhista, corrige e acerta. Tivemos jogos em sequência e ele não teve muito tempo para trabalhar, então, ajustou mais na base da conversa.. Estamos tentando pegar rapidamente o que ele está passando para executar bem”, disse.

Companheiro de zaga de Luccas Claro, Juninho concorda com a dificuldade na adaptação, mas acredita que todos precisam se acostumar e espera que o trabalho melhore ainda mais no decorrer do tempo. “Esse primeiro mês do Carpegiani foi muito bem. Estamos com oito pontos em quatro pontos e está sendo maravilhoso. Estamos há quatro rodadas sem perder e vamos melhorar essa sequência. Nenhum jogador gosta de ficar parado, mas temos que nos acostumar ao estilo dele”, finalizou.