Após sair vencendo no primeiro tempo, o Coritiba teve de suar para conseguir empate após levar a virada no segundo tempo. O empate por 2 a 2, com gols de Júnior Urso e Éverton Ribeiro, pelo Coxa, Felipe e Wendell, pelo Vasco, colocou o Coritiba na 16ª colocação, fora da ZR, com 16 pontos. No próximo domingo (19), enfrenta o Cruzeiro, em casa, às 16h00.

Coxa surpreende e abre o placar no primeiro tempo

Mesmo jogando fora de casa e sabendo que precisava da vitória, o Coritiba começou pressionando a equipe do Vasco, com uma marcação muito forte, saindo em contra-ataque para tentar surpreender o clube carioca.

Apesar de conseguir criar algumas chances, o primeiro contra-ataque que deu certo foi aos 21 minutos, e acabou sendo fulminante. Everton Ribeiro puxou o ataque, esperou a passagem de Júnior Urso pela direita e tocou para o volante bater na saída do goleiro e fazer a festa da torcida Coxa-Branca.

Dois minutos depois, o Coritiba chegou ao segundo gol, porém o auxiliar do lado direito marcou o impedimento do zagueiro Escudero, que após cobrança de falta na área, tocou de cabeça para o fundo das redes mas não pôde comemorar.

Ainda na primeira etapa, o atacante Anderson Aquino perdeu dois gols na cara do goleiro. Na primeira oportunidade, o camisa 9 do Verdão acabou adiantando demais a bola, e na segunda, na cara do gol, tropeçou e não conseguiu chutar.

Pelo lado do Vasco, as únicas chances foram criadas pelas bolas paradas de Juninho Pernambucano, que quase empatou em uma falta de longe, em que a bola quicou no gramado.

Coritiba leva a virada mas conquista empate heróico

Logo no terceiro minuto do segundo tempo, o Vasco chegou ao empate em bobeira do Coritiba. Carlos Alberto, que havia entrado no intervalo, aproveitou falha de Anderson Aquino, fez linda jogada e tocou para Felipe bater no canto de Vanderlei e empatar.

O Vasco voltou a pressionar o Coxa e chegou perto por várias vezes, enquanto o Coxa tentava se segurar na defesa e sair em contra-ataques que não estavam mais dando certo como no primeiro tempo.

De tanto martelar, o Vasco chegou à virada aos 42 minutos da segunda etapa, e novamente, um gol que o Coritiba reclamou muito. Juninho cobrou falta da direita, Wendell cabeceou a bola no braço de um jogador do Vasco, e voltou para Wendell emendar para o gol e virar o jogo.

Na raça, o que estava faltando para o Coxa na segunda etapa, o Verdão chegou ao empate dois minutos depois. Após cruzamento na área, a bola sobrou para Everton Ribeiro na esquerda, que chegou soltando o pé para o fundo das redes, dando números finais à partida.

No domingo (19), o Verdão volta à atuar pelo Campeonato Brasileiro, em busca de uma vitória no Couto Pereira, contra o Cruzeiro, às 16h00. Com o empate diante do Vasco, o Coxa saiu da zona de rebaixamento e é o 16º com 16 pontos.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 2 CORITIBA

Local:Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Data:16/08/2012, quinta-feira.
Horário:21h00.

Árbitro:Jaílson Macedo de Freitas.
Assistentes:Luiz Carlos da Silva Teixeira e José Carlos Oliveira dos Santos.

Vasco:Fernando Prass, Auremir (Jonas), Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendell, Juninho Pernambucano, Felipe (Fellipe Bastos); William Barbio (Carlos Alberto) e Alecsandro.
Técnico:Cristovão Borges.

Coritiba:Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Robinho (Gil), Éverton Ribeiro e Rafinha (Lincoln); Anderson Aquino (Alex).
Técnico:Marcelo Oliveira.

Cartões amarelos: Juninho Pernambucano e Fabrício (VAS); Pereira e Willian (CFC).
Gols: Júnior Urso (CFC), aos 21 minutos do primeiro tempo. Felipe (VAS), aos 3 minutos, Wendel (VAS), aos 42 minutos e Éverton Ribeiro (CFC), aos 44 do segundo tempo.