Por João Pedro Alves

A rodada final da primeira fase do Campeonato Paranaense coloca frente a frente duas das principais forças do estado, Londrina e Coritiba. É um confronto tradicional, com 114 encontros até hoje e que também é uma das amostras da rivalidade entre capital e interior. A esses fatores, pode se somar mais um que garante um clima no mínimo diferente no estádio do Café no domingo (9): o último jogo entre as equipes na casa do futebol londrinense.

(Foto: Divulgação/Coritiba)

Coxa e LEC fizeram duelo tenso no Café em 2013 (Foto: Divulgação/Coritiba)

Já faz um ano daquela polêmica partida vencida por 1 a 0 pelo Coxa e que lhe rendeu o título do primeiro turno do Paranaense 2013. Naquele duelo entre alviverdes e alvicelestes, realizado no dia 3 de março do ano passado, estava em jogo a vaga na final do estadual e a decisão não aconteceu sem uma confusão no gramado causada por supostos erros de arbitragem.

Os lances que tiraram o jogo da normalidade foram três possíveis pênaltis favoráveis ao Tubarão que passaram em branco pelo árbitro Felipe Gomes da Silva. Isso causou cobranças dos londrinenses, bate-boca, ameaças e até agressão ao trio de arbitragem. Tudo piorou porque, no lance seguinte, os coxas-brancas chegaram ao gol da vitória com o meia Alex.

A atuação de Gomes da Silva foi bastante criticada por jogadores e diretoria do Londrina. Como consequência, o árbitro foi julgado e absolvido pela Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF) pelos supostos erros. Mesmo assim, teve que ficar um período na “geladeira”, sem apitar nenhum jogo, e passar por uma reciclagem para poder voltar aos campos. Desde então, ele trabalha normalmente e já foi o “dono do apito” em um clássico Atletiba e em um Paratiba.

Coincidentemente, o reencontro entre Coritiba e Londrina deste ano acontece na última rodada do estadual. E novamente vale a primeira colocação, mas agora apenas para a equipe do Alto da Glória, que lidera o campeonato.

A partida decisiva, que vale ainda a classificação para o mata-mata para o LEC, está marcada para as 16 de domingo no estádio do Café, em Londrina.