Por Rodrigo Dornelles
Coxa é um dos piores visitantes do campeonato. (Divulgação/ Coritiba)

Coxa é um dos piores visitantes do campeonato. (Divulgação/ Coritiba)

Como em outras temporadas, o desempenho fora de casa é novamente um grande problema para o Coritiba no Brasileirão. O Coxa sofre jogando como visitante e só é melhor que o lanterna América-MG jogando longe de seus domínios. O Verdão ainda não venceu fora de casa.

Foram seis partidas disputadas como visitante até o momento no Campeonato Brasileiro e a equipe somou apenas dois pontos. Na classificação contando apenas jogos fora de casa, o Coxa é o 18º. A equipe é melhor que o América-MG, lanterna, que somou apenas um ponto, e empata com o Figueirense, ficando a frente apenas pelo saldo de gols, com -5 contar -7.

A pontuação do Alviverde como visitante poderia ser melhor se a equipe não tivesse sofrido gols em finais de jogos contra Santos, na Vila Belmiro, e Corinthians, na Arena Corinthians. Contra o Peixe, o gol da vitória alvinegra saiu aos 51′ do segundo tempo. Já contra o Timão, os dois gols da equipe paulista, que viraram o jogo, foram marcados depois dos 44′ da etapa final.

Das equipes que estão ocupando a zona de rebaixamento, o Coxa só é melhor que o lanterna como visitante. O Santa Cruz tem os mesmos dois pontos do Verdão jogando fora de casa. Já o Sport somou quatro pontos atuando sem o mando de campo no Brasileirão.

Mediano em casa

Se fora de casa o desempenho é muito ruim, dentro de casa o Coritiba tem um aproveitamento mediano até o momento. A equipe tem 12 pontos em sete partidas jogando no Couto Pereira e ocupa e é o 10º colocado na classificação como mandante no Brasileirão. Desempenho melhor que dos outros três ocupantes da zona de rebaixamento, Santa Cruz (nove pontos), Sport (oito pontos) e América (sete pontos).

*Números do Departamento de Matemática da UFMG