Por João Pedro Alves

Finalizada a preparação intensiva no CT do Caju, a delegação do Atlético embarcou na manhã deste domingo (6) no Aeroporto Afonso Pena com destino à Bolívia, onde vai atrás da vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O grupo rubro-negro que deixou a capital paranaense sob o comando de Miguel Ángel Portugal conta com 20 atletas e tem mudanças para a partida decisiva de terça-feira (8) contra o The Strongest em La Paz.

As notícias positivas neste embarque para a cidade de Santa Cruz de La Sierra, onde o elenco fica concentrado até horas antes do jogo, são as presenças do zagueiro Manoel, recuperado de uma entorse no tornozelo e joelho esquerdos, e do atacante Adriano, de volta à lista de relacionados após ter ficado de fora das duas últimas rodadas.

Marquinhos subiu para o time A e já pode ser titular em La Paz (Foto: Divulgação/Atlético)

Marquinhos subiu para o time A e já pode ser titular em La Paz (Foto: Divulgação/Atlético)

Mas a principal novidade não é a experiente dupla, ela vem do time sub-23 que disputou o Campeonato Paranaense. Trata-se do meia Marcos Guilherme, destaque e “motorzinho” do Furacão no estadual, que foi promovido ao grupo principal após a eliminação e já pode ganhar uma oportunidade contra o The Strongest.

Mas para que esses nomes fossem chamados, outros tiveram que ficar de fora. As ausências mais marcantes são as dos atacantes Bruno Mendes e Douglas Coutinho, que vinham sendo titulares na Libertadores e agora nem no banco ficarão. Outros que não viajaram foram os meias Fran Mérida, suspenso pela expulsão contra o Vélez Sarsfield, e Felipe, que vinha treinando normalmente após se recuperar de lesão no tornozelo mas acabou não sendo relacionado.

Com as opções que tem, Miguel Ángel Portugal deve mudar o esquema rubro-negro do 4-3-3 para o 4-4-2. Assim, Marcelo entra no comando do ataque ao lado de Ederson e um segundo meia criativo também deve ganhar a titularidade – no caso, ou Zezinho ou o jovem Marcos Guilherme.

A decisão contra o The Strongest, valendo uma vaga nas oitavas de final da Libertadores, está marcada para as 19h45 de terça-feira no estádio Hernando Siles, em La Paz. Segundo colocado com 9 pontos, o Atlético precisa de um empate na altitude para se classificar para a próxima fase.

Confira a lista dos jogadores que viajaram para a Bolívia:

Goleiros: Santos e Weverton;
Laterais: Carlos César, Natanael e Sueliton;
Zagueiros: Claberson, Dráusio, Léo Pereira e Manoel;
Volantes: Deivid, João Paulo e Paulinho Dias;
Meias: Marcos Guilherme, Matías Mirabaje e Zezinho;
Atacantes: Adriano, Crislan, Ederson, Marcelo e Mosquito.