Revoltada com erros de arbitragem no Campeonato Paranaense, a diretoria do Atlético oficializou um pedido à Federação Paranaense de Futebol (FPF) para que sejam escalados árbitros de fora do estado nos dois Atletibas da grande final do regional deste ano.

Em um pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira, enquanto a equipe treinava no CT do Caju, o diretor de futebol do clube, Sandro Orlandelli, reafirmou a vontade rubro-negra em contar com árbitros de fora nos Atletibas que vão definir o Campeão Paranaense de 2012, nos dias 06 e 13 de maio.

“Em nome do Atlético, eu gostaria de sugerir à Federação que o jogo contra o nosso rival tenha uma arbitragem de fora. Não é desdenha com os árbitros daqui. Mas pelo que a gente observou no último clássico, existe uma pressão muito grande diante da magnitude dessa partida. Outras federações também vêm utilizando árbitros de fora para diminuir essa pressão e o Atlético está fazendo esse pedido à FPF”, afirmou o dirigente.

Para o dirigente, o pedido do Atlético não é uma forma de menosprezar os árbitros que apitaram todo o Campeonato Paranaense. “Não falamos que eles não estão preparados, apenas que a pressão em um Atletiba é muito grande. Essa pressão pode ser minimizada com uma arbitragem de fora”, completou Sandro Orlandelli.

Confira abaixo o ofício enviado pelo Furacão à Federação Paranaense de Futebol:

O Clube Atlético Paranaense, vem através do presente expor e requerer o que segue:

Será escolhida nessa e na próxima semana a arbitragem para os clássicos ATLETIBAS, nos quais será definido o Campeão do Campeonato Paranaense – 1ª Divisão – Temporada 2012.

A rivalidade, paixão e tradição que envolvem os confrontos entre as duas equipes mais importantes do Paraná gera inevitavelmente um ambiente de apreensão por parte de todos os envolvidos (atletas, dirigentes e torcedores), que repercute, em maior ou menor intensidade, na atuação da arbitragem do jogo.

Como é de conhecimento da comunidade desportiva de nosso Estado, o CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE sempre considerou que a designação de trio de arbitragem filiado a outra Federação Estadual, para atuar nos jogos entre os clubes da Capital, consiste na medida mais adequada para evitar desgastes e reclamações relativos a arbitragem.

Por certo, árbitros de outros estados podem, com maior facilidade, atuar de forma serena e convicta, livres de qualquer desconforto psicológico, uma vez que mantêm sua vida pessoal e profissional em local diverso de nossa comunidade. Não terão, por certo, o temor de sofrer qualquer tipo de desconforto futuro em caso de descontentamento de torcedores paranaenses com relação à sua atuação nos jogos aqui em nossa cidade.

Importante destacar que o descontentamento com a atuação da arbitragem local no Campeonato Paranaense não é só do Atlético, mas também de outras equipes. Esta mudança auxiliará na preservação dos árbitros locais, garantindo atuações livres de pressão.

Desta forma, solicitamos a Vs. Sas. seja designado trio de arbitragem oriundo de Federação de outro Estado, para atuação em nossos 2 (dois) jogos finais do Campeonato Paranaense – 1ª Divisão – Temporada 2012.

Renovando protestos de elevada estima e consideração, subscrevemos,

Atenciosamente,

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
MARIO CELSO PETRAGLIA
Presidente