Deportivo Capiatá pode encarar o Atlético na terceira fase da Libertadores. (Divulgação/Conmebol)

O Deportivo Capiatá, do Paraguai, segurou a vantagem na ida contra o Deportivo Táchira, da Venezuela, e avançou para a segunda fase da Copa Libertadores. O Montevideo Wanderes, do Uruguai, e o Independiente Del Valle, do Equador, também seguem em frente.

O Capiatá empatou em 0 a 0 com o Deportivo Táchira na Venezuela e se classificou após vencer por 1 a 0 em seus domínios na ida. Já o vice-líder do Campeonato Uruguaio, o Wanderes saiu de derrota por 3 a 2 para o Universitário de Sucre, na Bolívia, na segunda-feira, para uma goleada por 5 a 2 em casa para conseguir a vaga.

Apesar de ter sido vice-campeão da Copa Libertadores do ano passado, o Independiente Del Valle vai ter que passar por três fases preliminares se quiser disputar a competição em 2017. O time equatoriano cumpriu a primeira parte dessa meta ao superar o Deportivo Municipal, do Peru.

A classificação só veio com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, marcado por Gabriel Cortéz. Foi o gol que definiu o empate em 2 a 2 com o rival peruano no Estádio Rumiñahui, em Sangolquí (Equador). O Del Valle havia vencido por 1 a 0 na ida, no Peru, e se classificou pelo placar combinado. Não fosse esse gol de Cortéz, a vaga seria de Deportivo Municipal, que avançaria pelos gols fora.

Na segunda fase preliminar, o Wanderes terá pela frente outra equipe boliviana, o The Strongest, com a partida de ida já na próxima quinta-feira, no Uruguai. O Del Valle encara o Olimpia, do Paraguai, enquanto o Deportivo Capiatá enfrenta o Universitário, de Lima, do Peru, e pode encarar o Atlético no último mata-mata antes da fase de grupos.