Tudo bem que o torcedor atleticano está chateado com o empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, pois acredita que o time desperdiçou uma boa oportunidade de deixar a zona de rebaixamento. Mas o resultado de ontem não foi tão ruim como podem pensar. O Furacão permaneceu na 18ª colocação, com os mesmos 38 pontos do Ceará (17º) e a um ponto de distância da Raposa, que segue em 16º.

A próxima rodada vai ser decisiva para o Atlético. Isso porque Ceará e Cruzeiro se enfrentam, no estádio Presidente Vargas, e caso haja um empate nesse jogo e o Rubro-Negro vença o já rebaixado América-MG, em Uberlândia, o Furacão deixa a zona da degola e passa a ocupar a 16ª colocação, apesar de ainda não se livrar matematicamente do rebaixamento na penúltima rodada.

O ideal para o Atlético é vencer as duas partidas que restam no Campeonato Brasileiro (contra o América, fora de casa, e o clássico Atletiba, na Arena da Baixada) e ainda torcer por alguns tropeços das equipes que estão acima na tabela, principalmente Ceará e Cruzeiro, mas também Bahia e Atlético-MG, esses dois atualmente com 42 pontos. Vamos analisar os duelos da 37ª rodada e quais resultados ajudam o Furacão, caso ele ganhe do Coelhoe chegue a 41 pontos.

Ceará x Cruzeiro

É o jogo que mais importa ao Atlético, pois trata justamente de um confronto direto entre as duas equipes mais próximas do Furacão na tabela de classificação. O melhor resultado é um empate, pois deixaria o Ceará em 18º com 39 pontos, e o Cruzeiro em 17º com 40 pontos, permitindo que o Rubro-Negro saia da zona de rebaixamento e ocupe a 16ª colocação, com 41 pontos.

Caso haja um vencedor no duelo, o melhor seria que fosse o Ceará, pois aí o Vovô também chegaria aos mesmos 41 pontos do Atlético, ficando em 16º apenaspor ter uma vitória a mais que o Furacão (11 a 10). Nesse panorama, a Raposa seria a 18ª colocada, com 39 pontos. Caso o time mineiro ganhe essa partida, iria para 42 pontos e ficaria fora do G4 do mal, com um ponto a mais que o Rubro-Negro, e rebaixaria o Ceará para a Série B (isso porque o Vozão ficaria com 38 pontos, e restando uma rodada, não chegaria aos 42 pontos da Raposa).

Santos x Bahia

Muitos já excluíram o Bahia da luta contra o rebaixamento, mas com42 pontos e enfrentando o Ceará na última rodada, a equipe de Joel Santana segue com risco de cair para a segunda divisão. O próximo jogo é contra o Santos, na Vila Belmiro, com Ganso, Neymar e Borges em campo. Para o Atlético, o melhor resultado é uma derrota do Bahia, pois nesse caso o Furacão ficaria somente com um ponto a menos que o Tricolor. Um empate não seria de todo ruim, pois ainda permite que o Rubro-Negro ultrapasse o time baiano na última rodada. Uma vitória livra o Bahia do rebaixamento (chega a 45 pontos).

Atlético-MG xBotafogo

Mesmo jogando em casa contra um adversário que não vence há quatro rodadas, o melhor que pode acontecer nesse jogo é o Galo perder para o Botafogo. A situação é exatamentea mesma do Bahia, citada no item acima, já que as duas equipes possuem o mesmo número de pontos (42). Só que nesse caso um empate não é um bom resultado, pois com 43 pontos e 12 vitórias, o Galo pode se livrar do rebaixamento caso haja um empate entre Ceará e Cruzeiro (a Raposa teria 40 pontos, poderia ir a 43 caso vença o Galo na última rodada, mas só chegaria a 11 vitórias).

Última rodada

Caso os resultados ajudem o Furacão e Galo e Bahia percam seus jogos e haja um empate entre Ceará e Cruzeiro, a última rodada do Campeonato Brasileiro tem tudo para pegar fogo, já que os quatro adversários diretos do Atlético se enfrentam e todos ainda com chances de serem rebaixados. Bahia e Ceará jogam em Pituaçu, enquanto Cruzeiro e Atlético-MG fazem o clássico mineiro, na Arena do Jacaré. Nenhum dos quatro poderá perder, e quem pode sair beneficiado, é o Atlético-PR – lembrando que o ideal é que o Furacão ganhe suas duas próximas partidas.

Rebaixado no domingo?

Só existe uma possibilidade do Atlético ser matematicamente rebaixado já na rodada deste fim de semana. Se o Furacão perder para o América e o Cruzeiro vencer o Ceará, o Furacão fica com 38 pontos, enquanto a Raposa vai a 42. Restando uma rodada, o Rubro-Negro e o Ceará (que também ficaria com 38) não alcançariam o Cruzeiro e ambos já caíram na 37ª rodada.