Por João Pedro Alves

Demorou, mas após praticamente dois anos e quatro meses fechada para obras a Arena da Baixada está reaberta. Mesmo ainda sem estar 100% concluída ou com a capacidade máxima, a casa rubro-negra voltou a receber uma partida na tarde deste sábado (29) com o amistoso entre Atlético e J.Malucelli em que o placar não saiu do zero. Foi o primeiro evento-teste do estádio de olho na Copa do Mundo deste ano.

(Foto: Divulgação/Atlético)

Arena voltou a receber um jogo, mas as redes ainda não balançaram (Foto: Divulgação/Atlético)

A bola voltou a rolar no tapete verde da Arena às 15h, sob os olhares de cerca de 10 mil sócios contemplados em um sorteio, convidados e operários. O técnico Miguel Ángel Portugal escalou o Furacão com aquela base que vem atuando na Copa Libertadores, a não ser pela novidade que foi a presença  do Imperador como titular. O Furacão começou o amistoso com Weverton; Sueliton, Cleberson, Dráusio e Natanael; João Paulo, Paulinho Dias e Mirabaje; Marcelo, Ederson e Adriano.

Com essa formação, o Atlético começou tentando mostrar quem era o dono da casa e de quem era a festa. Como resultado, teve melhores momentos que o Jotinha. Como em uma cabeçada de Adriano e em uma finalização do artilheiro Ederson.

No decorrer da partida, Portugal fez uma série de mudanças para colocar todo mundo para jogar nesta partida festiva. Assim, entraram em campo os goleiros Santos e Renan Rocha; os laterais Carlos César, Jonathan e Anderson Tasca; o zagueiro Ricardo Silva; os volantes Otávio e Hernani; os meias Fran Mérida e Gustavo; e os atacantes Mosquito e Bruno Mendes.

O que não mudou foi o placar, nem pelo lado rubro-negro nem do time do Barigui, e na reabertura da Baixada ficou faltando algo que move a paixão pelo futebol ao redor do globo: o gol.

Devidamente reinaugurada, ainda que não tenha sido em uma partida oficial, a Arena agora volta a ser o “palco” de centenas de operários que trabalham a todo vapor para finalizar o estádio. O prazo de entrega para a Fifa é o dia 15 de maio, e até lá está previso a realização de mais um teste.

O estádio Joaquim Américo Guimarães receberá quatro jogos da Copa do Mundo deste ano, todos pela primeira fase: Irã x Nigéria, no dia 16 de junho, pelo Grupo F; Honduras x Equador, do dia 20, pelo Grupo E; Austrália x Espanha, no dia 23, pelo Grupo B; e Argélia x Rússia, no dia 26, pelo Grupo H.

Notícias relacionadas:

Acompanhe fotos de internauta do jogo teste na Arena da Baixada

Presente em reabertura, Domingos Moro aprova nova Arena: “Nada se compara”