Jogo contra o River Plate durante a melhor campanha do Atlético. (Divulgação/Atlético)

*Atualizado às 10h40, do dia 12 de abril de 2018.

O Atlético disputará a Copa Sul-Americana pela sétima vez na história e estreará contra o Newell’s Old Boys, da Argentina. As outras participações foram em 2006, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2015. A melhor campanha foi justamente na estreia, quando caiu na semifinal.

Relembre as campanhas do Atlético na Sul-Americana:

2006 – eliminado na semifinal

Logo na estreia da Sul-Americana, o Atlético teve o clássico estadual contra o Paraná na fase estadual. Foram duas vitórias por 3 a 1, na Vila Capanema, e 4 a 1, na Arena da Baixada. O adversário nas oitavas de final foi o tradicional River Plate e o Rubro-Negro conquistou uma vitória história por 1 a 0, fora de casa. Depois, empatou em 2 a 2 e avançou de fase.

Já nas quartas de final, o adversário foi o também tradicional do Nacional-URU e mais duas vitórias por 2 a 1 e 4 a 1. Na semifinal, o Atlético encarou o até então desconhecido Pachuca, do México. Na Arena da Baixada lotada, derrota por 1 a 0. E no México, derrota por goleada por 4 a 1.

2007 – eliminado logo na estreia

Depois da grande campanha no ano anterior, o Atlético não teve o mesmo desempenho em 2007 e foi eliminado logo na fase nacional. A partida de ida terminou com vitória de 4 a 2 do Vasco, na Arena da Baixada. Já na volta, o Furacão perdeu por 2 a 0.

2008 – eliminado nas oitavas de final

O Atlético participou da Sul-Americana pelo terceiro ano consecutivo e desta vez conseguiu avançar uma fase. Depois de dois empates sem gols com o São Paulo, o time atleticano levou a melhor nos pênaltis. Porém, nas oitavas de final foi eliminado pelo Chivas Guadalajara, do México.

2009 – eliminado na estreia

Assim como em 2007, o Atlético caiu ainda na fase nacional para um time carioca. Desta vez, o algoz foi o Botafogo com empate sem gols na ida e derrota por 3 a 2 na volta.

2011 – eliminado na estreia

O Atlético manteve o retrospecto negativo contra times cariocas na Sul-Americana. Depois da eliminação para Vasco e Botafogo em edições anteriores, o Rubro-Negro caiu logo na estreia para o Flamengo com duas derrotas por 1 a 0.

2015 – eliminado nas quartas de final

Após quatro anos de ausência, o Atlético voltou a disputar a Sul-Americana e teve a segunda melhor campanha na história. Na fase nacional, vitórias tranquilas sobre o time reserva do Joinville por 2 a 0 e 1 a 0. E nas oitavas, passou pelo Brasília com vitória de 1 a 0, na Arena da Baixada, e empate sem gols, no Mané Garrincha.

O adversário nas quartas de final foi o desconhecido Sportivo Luqueño, time pouco tradicional do Paraguai. No jogo de ida, o Atlético venceu por 1 a 0 e foi para Luque jogando por empate. Porém, em jogo abaixo da média, perdeu por 2 a 0 e foi eliminado da competição.