Thiago Monteiro superou Bellucci e avançou para as quartas de final (Divulgação/Rio Open)

No duelo entre os dois melhores tenistas brasileiros da atualidade, Thiago Monteiro se deu melhor. Na noite desta quinta-feira (23), o cearense, que está em 85º lugar no ranking da ATP, superou o paulista Thomaz Bellucci, o número 76 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 3/6 e 6/3, em 2 horas e 17 minutos, pelas oitavas de final do Rio Open.

Con esse resultado, Monteiro será o único representante do País nas quartas de final do torneio, disputado em quadras de saibro. E essa foi a primeira vez que o cearense atinge essa etapa de um torneio de nível ATP 500. Já para Bellucci, o revés tem ares de frustração, ainda mais que na sua estreia havia passado pelo japonês Kei Nishikori, quinto colocado no ranking da ATP.

Monteiro começou melhor a partida, aproveitou erros não-forçados de Bellucci no segundo game para conseguir a quebra de serviço e depois abriu 3/0. Na sequência, porém, perdeu intensidade, permitiu que Bellucci devolvesse a quebra no quinto game, reequilibrando o duelo.

A definição do primeiro set ficou, então, para o tie-break. Monteiro abriu 4/2, mas permitiu que Bellucci fizesse quatro pontos seguidos, ficando perto do triunfo. Só que o paulista não se aproveitou da situação favorável e viu o cearense ficar com o set ao fazer 10/8.

No segundo set, Monteiro ia confirmando o seu saque com mais facilidade do que Bellucci até o oitavo game. Nesse momento, porém, não conseguiu colocar o seu primeiro serviço em quadra, permitindo que o paulista fosse mais agressivo nas devoluções, conseguindo a única quebra de saque da parcial. Depois, bastou Bellucci confirmar o seu para fazer 6/3.

Só que Bellucci começou mal o terceiro set, cometeu muitos erros no segundo game e permitiu que Monteiro conseguisse a quebra de saque, abrindo 3/0 logo depois. A partir daí, Bellucci até equilibrou o duelo, mas Monteiro se manteve concentrado em quadra, foi mantendo o seu saque até fechar a parcial em 6/3 com um ace e o jogo em 2 sets a 1, avançando no Rio Open.

O adversário de Monteiro nas quartas será Cásper Ruud, o 208º colocado no ranking da ATP. O norueguês avançou nesta quinta-feira ao bater o espanhol Roberto Carballles Baena, o 132º colocado no ranking, por 6/7, 6/4 e 7/6. Na sua estreia, ele passou pelo brasileiro Rogério Dutra Silva.

Com apenas 18 anos, Ruud é o mais jovem tenista a participar desta edição do Rio Open, tendo sido convidado pela organização. O dinamarquês é considerado uma das promessas do circuito mundial, tanto que em 2016 subiu mais de 900 posições no ranking da ATP.

Os outros confrontos das quartas de final do Rio Open já estavam definidos e serão: Pablo Carreño Busta (Espanha) x Alexandr Dolgopolov (Ucrânia), Albert Ramos (Espanha) x Nicolas Kicker (Argentina) e Diego Schwartzman (Argentina) x Dominic Thiem (Áustria).