Projeto sai do papel e torcida do Coxa estreia maior bandeirão de clubes do Brasil

Por João Pedro Alves

Há cerca de um ano e meio surgia na torcida do Coritiba um projeto que parecia difícil de se tornar realidade: a confecção de um bandeirão que cobrisse todo o setor das arquibancadas do estádio Couto Pereira. Mas com a união dos coxas-brancas por um ideal, contando com uma ajudinha do próprio Coxa e de empresários, a maior bandeira de um clube saiu do papel e será estreada neste domingo (27), na partida contra o Grêmio pelo Brasileirão.

Escudos de várias épocas estarão estampados no bandeirão (Imagem: Reprodução/Facebook)

Pelo projeto, escudos de várias épocas do clube estarão estampados no bandeirão (Imagem: Reprodução/Facebook)

A ideia surgiu em março de 2012 com a proibição do “Green Hell”, festa que era realizada com fogos de artifício nas arquibancadas, e que deixou um vazio na torcida. “Depois da proibição dos fogos resolvemos buscar outras inovações para fazer a festa na arquibancada. Colocamos em prática um sonho antigo da torcida, sendo o maior bandeirão de clubes do Brasil”, explicou Gilmar Chaves, o “Juce”, torcedor responsável pelo projeto megalomaníaco.

Bandeirão foi testado pelos organizadores neste sábado (Foto: Divulgação/Coritiba)

Bandeirão foi testado pelos organizadores neste sábado (Foto: Divulgação/Coritiba)

A denominação “maior bandeirão de clubes” tem que ser ressaltada, já que existem outras seis bandeiras de torcidas organizadas no país que são maiores que a alviverde. A nova “roupa” do Alto da Glória é formada por quase 7 km de tecido, medindo 185 m x 35 m e 6.475 m² de área – superando a do Guarani, que era a maior com 5.600 m².

Para que o sonho virasse realidade, foi preciso de uma mobilização popular para o levantamento de fundos. Além da contribuição de torcedores, outras formas de arrecadação foram as cotas de patrocínio foram feitas e a ajuda do clube, por exemplo. “Usamos o restante que sobrou da arrecadação do Green Hell Tecnólogico, alguns conselheiros e empresários doaram uma quantia e o restante o próprio clube pagou”, afirmou Juce.

Após meses de espera, a estreia do bandeirão está marcada para a partida deste domingo contra o Grêmio, que começa às 18h30 no Couto Pereira.

Confira o ranking dos maiores bandeirões do Brasil:

1º Gaviões da Fiel – Medidas: 250m x 35m (8.750m²)
2º Galoucura – Medidas: 210m x 40m (8.400m²)
3º Máfia Azul – Medidas: 205m x 40m (8.200m²)
4º Torcida Independente – Medidas: 162m x 50m (8.100m²)
5º Inferno Coral – Medidas: 175m x 45m (7.875m²)
6º Cearamor – Medidas: 210m x 36,5m (7.665m²)
7º Coritiba – Medidas: 185m x 35m (6.475 m²)

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados.

Publicidade: