Tite admitiu que Danilo deve ser titular na Copa. (Wallace Teixeira/Estadão Conteúdo)

Com a ausência de Daniel Alves, lesionado, o técnico Tite divulgou que Danilo, do Manchester City, e Fagner, do Corinthians, são os laterais-direitos do Brasil para a Copa do Mundo. O treinador já adiantou que o jogador do time inglês larga na frente na disputa pela posição e deve ficar com a titularidade.

“Hoje, a vantagem é do Danilo, em função de ele estar atuando muito bem. O Fagner está neste período de recuperação, mas vai estar em condições normais na Copa”, declarou Tite, que citou a condição física do lateral do Corinthians, que não entra em desde 29 de abril.

Outra possibilidade é Marquinhos, que já jogou na lateral com a camisa do Paris-Saint Germain. Porém, o treinador vê o zagueiro como opção em sua posição de origem. “Ele tem pré-requisitos para jogar nas três posições, de zagueiro, volante e lateral-direito. Foi zagueiro e volante comigo no Corinthians. É versátil e pode ser utilizado [na lateral], mas desde que seja necessário. Por isso, inicialmente, penso nele como zagueiro”, explicou.

O titular absoluto da lateral-direita era o experiente Daniel Alves, mas o jogador não está na lista por conta de uma lesão no joelho, sofrida durante jogo do PSG. Ele terá que passar por cirurgia e a previsão de retorno é para daqui seis meses.

Confira outros assuntos abordados na entrevista:

O que pesou na hora da convocação?

Tite declarou que as características e o momento de cada jogador pesaram no momento da escolha dos 23 convocados. Ele ainda mencionou uma entrevista concedida pelo pivô de basquete Nenê, que atua no Houston Rockets, da NBA. “Ele citou a consistência de carreira, consistência do momento, e é esse fator que credencia o atleta a estar presente numa Copa do Mundo”, afirmou.

Situação de Neymar

Em reta final de recuperação, o atacante Neymar deverá ter condições físicas de entrar em campo já no amistoso preparatório contra a Croácia, em 03 de junho. De acordo com o médico Rodrigo Lasmar, o camisa 10 estará 100% fisicamente para a Copa do Mundo.

“Com relação à recuperação, nós acompanhamos de perto no fim de semana. Ele se encontra muito bem, fizemos exames de imagem, está com ótima evolução da fratura. Ele vai se apresentar na Granja em condições já de treinar com bola, e ele terá condições físicas de participar do primeiro amistoso”, explicou o médico da seleção.

Já o treinador confia na total recuperação de Neymar para a Copa do Mundo. “Atleta de alto nível treina no mais alto nível e na maior intensidade possível. A única diferença é o aspecto da pressão psicológica. Ele vai ter todo esse trabalho de treinamento para trazer esse melhor ritmo”, ressaltou.

Lista de suplentes

O técnico Tite também foi questionado sobre a lista de 12 suplentes que precisa enviar à FIFA. Ele não é obrigado a divulgar os nomes, mas revelou que um deles é o zagueiro Dedé, do Cruzeiro.  “Vou falar um nome: Dedé, porque ele merece. Todos os problemas de joelho que passou, de ficar fora, de encontrar clube, família, e voltar em alto nível”, disse.