Primeiro pódio dos Jogos Escolares da Juventude. (Washington Alves/Exemplus/COB)

O Paraná conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude que está sendo realizado em Curitiba. Atleta de Guarapuava, a jovem Eloisa Fryder levou a medalha de ouro na prova feminina de 500 metros contrarrelógio do ciclismo.

Eloisa, da Escola Aldeia do Sul, ficou em primeiro lugar com o tempo de 43s615 e a prata ficou com a também paranaense Ana Júlia Alves, do Colégio Francisco Villanueva, de Rolândia, com 43s693. Já o pódio foi completado pela gaúcha Júlia Lauffer Schuller, da Escola Estadual Willy Oscar Konrath.

Após a conquista, a jovem de Guarapuava comentou sobre sua superstição de usar polaina de competição branca com bolinhas vermelhes, semelhante ao melhor ciclista escalador da Volta da França.  “Quando a competição começa, eu só tiro a polaina para tomar banho”, disse, em entrevista ao site oficial do COB.

Já a medalhista de Prata, Ana Júlia Alves revelou que pedala há apenas seis meses e praticava atletismo antes de começar nas provas de ciclismo. “Comecei no atletismo e na escola sempre fui a mais rápida, sempre tive esse jeito esportivo. Eu acompanhava a minha mãe (Simone) na academia e o professor disse que eu tinha aptidão pro ciclismo. Iniciei no esporte no início desse ano. Aí conquistei o título na minha primeira competição, que foi o Estadual e cheguei aqui para disputar os Jogos Escolares”, comentou.

As provas de ciclismo dos Jogos Escolares da Juventude acontecem até o dia 15 de setembro no Velódromo de Curitiba, localizado no Jardim Botânico.