Por Pedro Melo 

Jogos Olímpicos acontecem no Rio de Janeiros entre os dias 3 e 21 de agosto. (Divulgação)

Jogos Olímpicos acontecem no Rio de Janeiros entre os dias 3 e 21 de agosto. (Divulgação)

O Datafalha revelou em pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo que metade da população brasileira (50%) é contrária a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que começa em menos de três semanas.

Segundo a pesquisa realizada entre os dias 14 e 15 de julho em 171 cidades de todo o Brasil, o percentual dobrou em relação ao último levantamento feito há três anos. Na ocasião, somente 25% desaprova a Olimpíada, enquanto, 64% era favor das competições e agora o número caiu para 40%.

Além disso, a pesquisa mostra que moradores das regiões Sul e Sudeste e pessoas com maior instrução e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos por mês são adversos aos Jogos Olímpicos. Em contrapartida, moradores das regiões Norte e Nordeste tem o maior percentual favorável.

O Datafolha ainda aponta que 63% dos brasileiros acreditam que a Olimpíada trará mais prejuízo do que benefício para o Brasil, mas o número cai para 47% quando contado apenas os moradores do Rio de Janeiro, local do evento.

O levantamento feito pelo Datafolha teve 2.792 entrevistas, todas com pessoas acima de 16 anos, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.